
Desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia ficou isolada do Ocidente. Enquanto proibições e penalidades de sobrevoo passaram a prevalecer em muitos países, alguns mantiveram as relações com a Rússia, como a Turquia, por exemplo.
No entanto, os Estados Unidos não apoiam esta relação. De acordo com o Wall Street Journal, Washington está exigindo que nenhuma outra companhia aérea russa tenha permissão para voar para a Turquia ou sobrevoar o território turco.
Os EUA também querem proibir que a manutenção de aeronaves americanas operadas por companhias aéreas russas seja feita na Turquia e alertam que o fornecimento de peças de reposição de origem americana também está proibido pelas sanções impostas em 2022.
Como resposta ao ataque à Ucrânia, o governo do presidente Joe Biden introduziu controles de exportação que proíbem a Rússia de usar aeronaves com peças fabricadas nos Estados Unidos. No mês passado, autoridades dos EUA ameaçaram a Turquia com penas de prisão, multas e a remoção de privilégios de exportação de indivíduos e empresas se violassem as sanções.