Este colorido avião ATR 72 pode representar o futuro da aviação comercial

Foto: JetBlue Ventures

Na busca por descarbonizar a aviação, as empresas do setor se apoiam nas mais variadas iniciativas, mas uma das mais disruptivas diz respeito à propulsão de aeronaves comerciais por hidrogênio. Uma das empresas mais empenhadas na busca por inovações nessa área é a Universal Hydrogen, apresentou nesta semana o primeiro avião do modelo ATR 72-600 que será usado como protótipo para a nova propulsão.

Apesar do ATR 72 padrão ser homologado, a colorida aeronave de testes de hidrogênio passou a ser considerada experimental, como indica em sua fuselagem. Além disso, próximo das janelas, na parte frontal, estão as logomarcas dos parceiros de peso, incluindo a JetBlue Ventures, Toyota Ventures, MagniX, Tencent, entre vários outros, que aportaram milhões de dólares na iniciativa.

A Universal Hydrogen é uma empresa com sede em Los Angeles focada na descarbonização da aviação, tornando o hidrogênio uma fonte viável de combustível a longo prazo. 

Atualmente, está construindo uma rede de distribuição de combustível que conecta a produção de hidrogênio verde diretamente ao avião da aviação comercial usando cápsulas modulares que são transportadas usando a rede intermodal de frete existente, evitando a necessidade de novos dutos e instalações de armazenamento dispendiosos.

O hidrogênio é produzido por meio de um processo chamado eletrólise, um método que usa água, fontes naturais e energia elétrica para dividir as moléculas de água e separar os átomos de hidrogênio dos átomos de oxigênio. Por meio desse processo, é gerado um combustível que não emite poluentes nem em sua produção, nem em seu consumo, e cujo conteúdo energético é até três vezes maior que o dos combustíveis fósseis convencionais.

Ainda há uma longa preparação em solo até que a aeronave possa voar movida pela nova propulsão, ainda assim, a Universal Hydrogen já acumula mais de uma centena de pedidos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer prevê investir R$2 bilhões e quer gerar mais 900...

0
A Embraer anunciou hoje, durante visita de Lula, a previsão de investir cerca de R$2 bilhões e contratar mais 900 colaboradores no Brasil.