EUA abre investigação após Boeing 737 MAX sofrer danos com “dutch roll”

Foto – DepositPhotos

O órgão de investigação de acidentes aéreos dos EUA, o NTSB, abriu uma investigação sobre um evento de oscilação em voo em um Boeing 737 MAX 8 da Southwest Airlines.

O evento, descrito pela tripulação como um “dutch roll”, ocorreu em 25 de maio por volta das 08h00 no horário do pacífico (costa oeste) a uma altitude de 34.000 pés, enquanto o voo WN746 da Southwest estava a caminho de Phoenix, no Arizona vindo de para Oakland, na Califórnia.

Em termos técnicos, o “dutch roll” é um movimento no qual a aeronave oscila em torno de seu eixo vertical (nariz para um lado e para o outro) e do eixo longitudinal (elevação de uma asa e abaixamento da outra), ou chamado acoplamento de guinada e rolamento, porém, com este acoplamento fora de fase.

Nenhum dos 175 passageiros ou seis tripulantes a bordo do voo foi ferido no evento. Após o evento, a Southwest realizou manutenção no avião e descobriu danos em componentes estruturais.

A companhia aérea notificou o NTSB sobre o evento e os danos em 7 de junho. O Laboratório de Gravadores de Veículos do órgão em Washington recebeu dados baixados do gravador digital de dados de voo do avião. Os dados do gravador auxiliarão os investigadores a determinar a duração e a gravidade do evento.

O gravador de voz do cockpit, que atualmente está limitado a duas horas de áudio, foi sobrescrito e não está disponível para os investigadores. Um relatório preliminar é esperado dentro de 30 dias a partir da data do evento.

Via Assessoria de Imprensa da NTSB

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Air France e Governo da Bahia fizeram o lançamento oficial da...

0
A vinda dessa ligação coloca a capital baiana como mais um ponto de conexão importante para viajantes internacionais.