EUA aprova projeto de torre de controle sustentável que será instalada em 31 aeroportos

Imagem: FAA

A Federal Aviation Administration (FAA) anunciou que reservou cerca de US$ 500 milhões da Lei de Infraestrutura Bipartidária para a substituição de 31 torres de controle de tráfego aéreo, principalmente em aeroportos municipais e de menor porte. O projeto selecionado para as torres é da Practice for Architecture and Urbanism (PAU) de Nova York.

O projeto prevê a construção de instalações sustentáveis ​​que atendem aos requisitos de custo operacional, construção e qualificações de sustentabilidade. As torres terão sistemas elétricos, usarão materiais livres de produtos químicos, terão fachadas termicamente eficientes, aquecimento e resfriamento de fontes subterrâneas, quando possível, e serão construídas com aço e metal altamente reciclados e madeira maciça renovável, quando disponível.

Imagem: FAA

As torres atuais estão além de sua vida útil projetada e estão localizadas em todo o país, desde Key West, na Flórida, até Bellingham, em Washington. As novas torres podem começar a ser construídas em 2024 e poderão ser ajustadas em altura de acordo com o tráfego e linha de visão.

O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, comentou que “essas novas torres de controle de tráfego aéreo significarão que aeroportos menores podem lidar com mais voos, de forma mais sustentável e mais acessível“.

A FAA disse que os edifícios serão adaptados à localização e ao clima local, mesmo com elementos padronizados para reduzir custos. A agência também afirmou que as novas torres de controle de tráfego aéreo poderão melhorar a segurança e a eficiência no tráfego aéreo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias