SAS vê potencial para “crescer substancialmente” sua frota de jatos Embraer E195

A SAS – Scandinavian Airlines vê o potencial para “crescer substancialmente” sua frota de Embraer E195 operados através da subsidiária SAS Link e está avaliando agora como combinar esse crescimento com a frota regional em regime de wet-lease, disse o vice-presidente de Rede, Henrik Winell, durante a recente conferência Routes Europe, como relatado pela Aviation Week.

“Estamos olhando para o modelo futuro para nós para crescer essa frota, e vemos um crescimento substancial nessa plataforma,” ele disse. “Ainda não foi concluído, mas definitivamente gostaríamos de ampliar a frota da SAS Link. Vemos um potencial enorme nessa. Se quisermos incluir outra aeronave de menor capacidade operada por um fornecedor de wet-lease, vamos considerar.”

A subsidiária regional atualmente opera dez E195, segundo a ch-aviation. Winell não especificou quantos E195 a companhia aérea poderia eventualmente operar, além de sugerir que seria em quantidade menor do que sua frota de aeronaves narrowbody, atualmente com 90 unidades.

“Se fossemos incluir outro tipo de frota, seria em outra plataforma, mas provavelmente em uma plataforma de wet-lease. Não prevejo que a SAS Link operaria um ATR e aeronaves Embraer”, disse o VP.

A SAS historicamente terceirizou suas operações regionais e continua a contratar em wet-lease seis ATR72-600 e sete CRJ900 da Xfly (Estônia), e outras quinze aeronaves CRJ900 da CityJet. Winell explicou que as avaliações estão em andamento sobre como combinar os tipos wet-leased com os E195 da SAS Link no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Departamento de Justiça dos EUA acusa Boeing de não cumprir acordo...

0
Os promotores federais afirmaram que a Boeing quebrou o acordo ao não verificar a execução do programa de conformidade e ética exigido.