EUA proíbem companhia aérea turca de voar com Boeing 737 MAX para a Rússia

As autoridades americanas bloquearam à companhia aérea turca Southwind Airlines do direito de voar para a Rússia em aeronaves Boeing 737 MAX, segundo relata a mídia russa. A reportagem especifica que, por conta da medida, os representantes turcos recorreram a outras companhias com um pedido para transportar seus passageiros. 

Especialistas acreditam que isso seja causado por ameaças de sanções por parte das autoridades americanas ou pela própria inclusão nas listas de controle de exportação, que são ao mesmo tempo controversas e de interpretação complicada, mas que, em resumo, dão aos EUA o poder de bloquearem qualquer bem lá produzido, sob pena de sanções.

A operadora russa Pegas Touristik, com quem a Southwind supostamente trabalha, não conseguiu documentar a proibição de voos. No entanto, esclareceram que os possíveis problemas dos passeios propostos não serão afetados.

“As excursões não serão afetadas. Existem outras companhias aéreas, outras aeronaves”, disse a diretora-geral da agência de viagens Anna Podgornaya.

A Southwind Airlines foi criada na primavera de 2022 para transportar russos para resorts turcos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias