Início Aviação Militar

EUA realiza o primeiro reabastecimento aéreo de caças com um avião comercial

Foto – U.S. Indo-Pacific Command

A Força Aérea dos Estados Unidos está alterando a maneira como constrói e mantém a prontidão para operações de voo por meio de acordos comerciais. Essa mudança não é totalmente nova, já que a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais têm aproveitado essa capacidade por quase 20 anos. No entanto, a Força Aérea (USAF) está agora adotando o uso de aviões reabastecedores comerciais.

Apenas neste último verão, uma empresa comercial de reabastecimento conseguiu abastecer um E-3 e um RC-135 da Força Aérea em coordenação com o Comando de Combate Aéreo durante um exercício“, disse o Tenente-Coronel Curtis Holtman, chefe de operações de mobilidade aérea das Forças Aéreas do Pacífico. “Estamos ampliando essa abordagem no PACAF e identificamos uma aplicação de conceito para abastecer aeronaves de combate durante o exercício Commando Sling 23.”

Durante esse exercício, a empresa Omega Tanker usou o seu jato KDC-10, versão do jato comercial Douglas DC-10 modificada para reabastecimento aéreo, para abastecer caças F-16 Fighting Falcons da USAF desde a Base Aérea de Osan, na República da Coreia do Sul, até Cingapura.

A capacidade do reabastecedor comercial não se limitou a reabastecer os caças da Força Aérea. “O KDC-10 também foi carregado com mais de 40 passageiros que participavam do exercício e quatro posições de paletes de carga para exercitar a capacidade dupla da aeronave para transporte aéreo e reabastecimento”, disse Holtman.

O sucesso deste conceito é uma conquista fundamental para a USAF, pois demonstra uma capacidade-chave que a Força Aérea pode continuar a aproveitar, permitindo um aumento nos exercícios, ao mesmo tempo em que mantém prontidão imediata para missões.

“Se pudermos usar o reabastecimento aéreo comercial para cobrir os movimentos de ponto A para ponto B para a participação em exercícios durante o treinamento de prontidão da unidade, isso libera nossa frota própria de aviões tanque para estar pronta para responder a requisitos de contingência emergentes”, disse Holtman. “Este é outro mecanismo que podemos utilizar para aumentar a prontidão de nossos combatentes.”

Segundo Holtman, até o final do exercício, os reabastecedores comerciais terão fornecido reabastecimento ar-ar para três modelos de aeronaves diferentes: F-15Cs, F-16s e F-22s.

Pela Assessoria de Imprensa do U.S. Indo-Pacific Command

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.