Eunice causa confusão e mais de 800 voos são cancelados na Europa

Imagem: BigJet TV

A tempestade Eunice atinge a Europa nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, com ventos que ultrapassam os 120 km/h. Como o AEROIN repercutiu hoje mais cedo, dezenas de milhares de pessoas estão acompanhando ao vivo pela web a dificuldade dos pilotos em pousar no Aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos mais afetados pelo tempo extremo.

Apesar dos aeroportos continuarem abertos, 436 voos foram cancelados em todo o Reino Unido em meio aos ventos recordes causados pela tormenta, segundo dados da Cirium, plataforma de gerenciamento a análise de dados em aviação e replicados pela Agência Reuters.

De todos os voos cancelados no país, 20% são operações com chegada ou partida em Heathrow, o principal aeroporto do país e um dos mais importantes da Europa.

O aeroporto de Schiphol, na Holanda, também registra um caos aéreo, com mais de 390 cancelamentos até o momento, segundo a Reuters.

Os dois aeroportos são os mais atingidos, embora impactos na aviação estejam sendo registrados em toda Europa. Alemanha e França também registram um índice elevado de cancelamentos.

Passageiros devem ficar atentos

Diversas companhias já se manifestaram sobre os problemas operacionais causados pela tempestade. Todas aconselham os passageiros a acompanhar o status dos voos nos aplicativos das empresas ou nos aeroportos. No Brasil, as companhias que operam voos para a Europa não alteraram a programação até o momento da publicação dessa matéria.

No Reino Unido, a British Airways afirmou que está em operação especial em razão das condições climáticas extremas.

“A segurança é nossa prioridade número um e estamos cancelando vários voos. Estamos fazendo tudo o que podemos para minimizar as interrupções para nossos clientes, incluindo a colocação de aeronaves maiores sempre que possível. Os passageiros que viajam em um serviço de curta distância hoje podem remarcar gratuitamente. Aqueles cujos voos foram cancelados estão sendo contatados para receber opções, incluindo um reembolso total”, disse a companhia BA em nota a imprensa local.

Já a KLM informou que, “devido à tempestade em Amsterdã na quinta-feira, 17 de fevereiro e hoje, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, nossos voos para, de ou via Aeroporto Schiphol de Amsterdã podem ser interrompidos. Estamos fazendo o possível para ajudá-lo em seu caminho novamente”.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias