Europa publica os primeiros regulamentos sobre mobilidade aérea urbana no mundo

Imagem: Embraer

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) fez história hoje, 30 de junho, ao se tornar a primeira autoridade reguladora do mundo a publicar um regulamento para a operação de táxis voadores no ambiente urbano, o qual ficará aberto para consulta pública até 30 de setembro de 2022 (ver documento no final da nota).

Isso ocorre à medida que mais e mais fabricantes avançam em seus planos para obter a certificação de suas aeronaves com capacidades de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) em alguns anos, o que, de acordo com a indústria, contribuirá para a iniciativa “cidades inteligentes, verdes e digitais”, liderada pela Comissão Europeia.

O manual aborda aspectos relacionados à aeronavegabilidade de equipamentos, operações aéreas, licenças de tripulação e regras do ar, complementando a regulamentação vigente sobre UAS (aeronaves não tripuladas), o sistema de gerenciamento de tráfego não tripulado conhecido na Europa como U-space e a certificação de aeronaves capazes de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL), bem como as diretrizes da EASA sobre o projeto de vertiportos.

“Com isso, a EASA se torna a primeira autoridade reguladora da aviação em todo o mundo a publicar uma estrutura regulatória abrangente para as operações de aeronaves com capacidade VTOL, que oferecerá táxi aéreo e serviços similares”, disse o diretor executivo da EASA, Patrick Ky. “A publicação reforça a liderança que a EASA está mostrando neste campo de inovação. Ao mesmo tempo, fizemos o nosso melhor para atender às preocupações e expectativas sociais gerais dos cidadãos da UE em relação à segurança, proteção, privacidade, meio ambiente e ruído”, acrescentou.

Os regulamentos foram desenvolvidos seguindo o que eles chamam de “abordagem gradual” ajustada à realidade dos novos equipamentos do portfólio pelos fabricantes, deixando de fora outros conceitos futuros como aeronaves VTOL sem pilotos humanos a bordo.

O documento completo pode ser visualizado neste link.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Saab recebe mais recursos para desenvolvimento do caça Gripen, no valor...

0
O contrato inclui operação e suporte de aeronaves de teste e equipamentos sofisticados, como plataformas e simuladores, que serão usados