Ex-Primeiro-Ministro é criticado por gastar $1 milhão com pintura de avião que foi embora

Apesar de já ter saído do governo britânico há algum tempo, o ex-Primeiro-Ministro Boris Johnson, está em meio a polêmicas com gastos de sua gestão.

Foto – Colin Cooke

Em 2020, o então premier decidiu que o governo precisava de um Airbus A330 para fazer voos internacionais em missões oficiais. Para não desagradar tanto ao público no meio da pandemia, optou por pegar um A330 MRTT que já estava em operação na Real Força Aérea (RAF) e convertê-lo internamente para um híbrido-VIP, porém ainda retendo a capacidade de reabastecimento em voo original.

No entanto, Johnson quis que aeronave tivesse uma pintura exclusiva, ressaltando o uso governamental e os símbolos nacionais, e por isso mandou pintar o jato, causando uma nova polêmica na época.

Agora, foi revelado, através de acesso à Lei de Acesso à Informação, pelo jornal Mirror, que Johnson fez o mesmo com um avião menor, o Airbus A321LR, para depois dispensar a aeronave.

O jato foi comprado da Titan Airways, que continuou a operar a aeronave para o governo britânico. O avião também recebeu a pintura especial oficial, num custo aproximado de $1 milhão de dólares. De matrícula G-XATW, a aeronave voou um pouco mais de um ano pelo governo, até ser substituída por outro jato igual, de matrícula G-GBNI.

O primeiro A321LR acabou voltando para a operação da Titan Airways, que hoje repintou num belo tom de roxo, servindo para a agência de viagens de altíssimo luxo TCS World Travel, que faz tours mundiais com ricaços num avião VIP.

Foto – Arthur Araújo

Inclusive a aeronave, como demonstra a foto acima, esteve no Brasil num tour de luxo, sobre o qual o AEROIN falou com exclusividade. A crítica maior do público e da imprensa britânica se deu pelo fato da aeronave não ter ficado na frota e a pintura ter durado pouco tempo, resultando num gasto desnecessário e que poderia ter sido evitado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias