Executivo de empresa aérea é preso no Catar por policial disfarçado que o atraiu para um encontro gay

Manuel Guerrero Aviña, executivo de alto nível da Qatar Airways e ex-comissário de bordo da British Airways, foi preso em Doha, no Catar, por causa de sua orientação sexual. Aviña, cidadão mexicano e britânico, está detido em uma prisão catariana desde 4 de fevereiro, após ter sido atraído para um encontro com um policial à paisana que criou um perfil falso no aplicativo de relacionamento gay Grindr.

Como relata o El País, Aviña, que é soropositivo, combinou um encontro por meio do aplicativo Grindr. No entanto, ao chegar ao local marcado, foi surpreendido por um policial à paisana.

Desde então, Aviña permanece detido sob várias acusações, incluindo posse de drogas, uma acusação grave. Ele foi informado de que sua audiência poderá demorar um mês, período no qual não receberá medicamentos retrovirais – situação que sua família considera como uma “sentença de morte”, segundo o jornal espanhol.

O executivo começou sua carreira na aviação como membro da equipe de cabine internacional da British Airways com base na Cidade do México, antes de chegar a um cargo de gestão na sede da companhia em Londres. Em seguida, ocupou um cargo semelhante na Lufthansa antes de ser recrutado pela Qatar Airways, com sede em Doha.

A história repercutiu internacionalmente, levando o Ministério das Relações Exteriores do México a afirmar que os oficiais da embaixada em Doha estão fazendo todo o possível para garantir os direitos de Aviña e seu acesso aos medicamentos essenciais para o HIV.

A homossexualidade é ilegal no Qatar, e as penalidades para relações consensuais do mesmo sexo entre homens incluem chibatadas, longas penas de prisão e deportação. O Qatar ainda mantém a proibição da venda de mercadorias com temática do arco-íris, devido à sua conexão com os direitos LGBTQI+.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias