Êxito do trabalho dos controladores de tráfego aéreo durante a FIDAE 2024 é ressaltado pela FACH

Imagem: Divulgação / FACH

A Fuerza Aérea de Chile (FACH) destaca que, durante a última edição da Feria Internacional del Aire y del Espacio, FIDAE 2024, realizada na última semana, os Controladores de Tráfego Aéreo Militar (CMTA) enfrentaram um desafio excepcional.

Coordenando e gerenciando mais de uma centena de shows aéreos que cativaram os espectadores, o pessoal demonstrou, com sucesso, sua capacidade de lidar com situações de alta demanda, com extrema precisão e foco inabalável em operações seguras.

A equipe é formada por nove controladores sob o comando do Suboficial Fabián Urbina, Supervisor de Operações Aéreas da FIDAE 2024. Eles iniciaram seu serviço no dia 21 de março, pois foram também responsáveis ​​pelas operações do Aniversário Institucional.

“São entre 10 a 20 shows aéreos por dia, e considerando os acionamentos de motores, foram realizadas entre 300 e 400 operações ao longo da feira, sem incluir nesta conta os cruzamentos de área, os abastecimentos e o restante do movimento em solo, como a formação de aviões para o público ver antes da decolagem e depois do pouso. Temos os Halcones em formação no pátio, com o Twin Otter que está entrando na área, ao fundo o F-16 se preparando, o F-22 também, a zona de lançamento dos Boinas Azuis que também é controlada, em paralelo está o A-29, todas essas operações simultaneamente”, comentou o Suboficial, acrescentando que o grande objetivo é que o show aéreo seja uma experiência contínua.

“Isso é algo que as pessoas têm valorizado nesta FIDAE 2024, a margem de tempo entre um show e outro é mínima”, completou Urbina.

Um dos marcos do evento é que pela primeira vez houve duas mulheres no cargo de Supervisora. A 1ª Cabo Estefany Catalán e a 1ª Cabo Leslie Fernández, esta última Supervisora de Planejamento, sendo responsável pelos programas e planos de voo, tanto civis como militares.

“Nossa principal preocupação é a segurança das operações, devemos ter olhos em todos os lugares e funcionar em coordenação com os pilotos e pessoal de terra. Pode ser um trabalho muito estressante, mas tentamos torná-lo mais agradável por meio de um sistema de turnos”, explicou a militar.

Sobre fazer parte das primeiras mulheres a chegar ao cargo de Supervisora, ela afirmou que “É uma responsabilidade tremenda, tenho orgulho, não imaginava que pela minha formação chegaria a este cargo, pensei que ainda me restavam vários anos”.

A FACH finaliza lembrando que o trabalho dos Controladores Aéreos na FIDAE 2024 foi fundamental para garantir o desenvolvimento fluido e seguro dos shows aéreos, onde cada manobra, tanto no solo quanto no ar, deve ser executada com precisão e coordenação, e que apesar do estresse inerente ao seu trabalho, a equipe demonstrou um nível de profissionalismo excepcional, mantendo o foco no cumprimento das suas responsabilidades com diligência e eficiência.

Informações da FACH

O AEROIN esteve presente em mais esta edição do evento. Para conferir todas as notícias sobre a FIDAE 2024, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Empresa de mobilidade aérea da Embraer, Eve é selecionada membro de...

0
A inclusão oficial da Eve no comitê aumentará o conhecimento do público japonês sobre a empresa e também fortalecerá sua reputação no país.