Início Diversos e Eventos

Exposição gratuita em homenagem a Santos Dumont pode ser visitada em shopping em Brasília

Imagem: Sargento Mônica / CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira informa que foi aberta na última terça-feira, 1º de agosto, no shopping Conjunto Nacional, em Brasília (DF), uma exposição comemorativa aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Realizada pela FAB, a mostra ficará aberta à visitação pública, gratuitamente, até o dia 15 de agosto, das 9h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos.

A abertura do evento contou com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB). O espetáculo foi regido pelo Maestro Tenente Paulo Rezende e executado por 12 músicos. O repertório foi marcado por músicas clássicas do cinema, por canções populares brasileiras, além do Hino dos Aviadores.

Na ocasião, estiveram presentes o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Adolfo Aleixo da Silva Junior, entre outros militares e civis. E, para a alegria de todos, o lançamento da mostra contou, ainda, com a participação dos mascotes Fabinho e Dumontzinho, além do intérprete de Santos Dumont.

Imagem: Sargento Mônica / CECOMSAER

A exposição apresenta aos visitantes 30 painéis que narram a trajetória do inventor brasileiro. Além disso, o público pode ver de perto uma réplica do histórico Demoiselle, avião desenvolvido por Santos Dumont e que voou pela primeira vez em 1907.

O exemplar exposto é uma réplica pertencente ao Museu Aeroespacial (MUSAL), que foi completamente restaurada e adaptada, a fim de ser utilizada em ocasiões especiais e em exposições itinerantes, ampliando a oportunidade de mais pessoas conhecerem sobre Santos Dumont.

“Para o Conjunto Nacional é uma honra receber essa exposição, que está aberta ao público gratuitamente, para que todos possam conhecer mais sobre a história do Pai da Aviação”, comentou a Gerente de Marketing do Conjunto Nacional, Fernanda Lima Stewart.

A professora Ana Paula Melo Saraiva Vieira expressou o sentimento de visitar a mostra. “O evento está excelente. É muito legal ser surpreendida ao final da tarde com essa exposição e essa orquestra maravilhosa. É muito bom ver essa homenagem a Santos Dumont, um brasileiro que temos muita consideração”, contou.

Importância da data

O sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, rememora a Vida, a Obra e os Valores do notável brasileiro. Herói da engenhosidade, o Pai da Aviação realizou o voo do aparelho mais pesado do que o ar em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de mil espectadores.

Após o feito, Santos Dumont se tornou uma celebridade conhecida mundialmente e continuou a trabalhar em aviões, tendo feito muitas outras contribuições importantes para a aviação.

Em 1907, ele voou o Demoiselle, um dos primeiros aeroplanos do mundo. O inventor também trabalhou em melhorias no design do avião, como a adição de cauda vertical para melhor estabilidade e controle, avanços que são base conceitual para as mais modernas aeronaves até os dias atuais.

Sair da versão mobile