FAA solta alerta sobre um novo problema no Boeing 737 MAX, agora afetando os motores

Foto – DepositPhotos

Um novo problema surgiu com o Boeing 737 MAX, desta vez relacionado a um dos sistemas em seus motores. Por conta disso, a FAA emitiu uma nova diretriz sobre os motores CMF LEAP que equipam todos os MAX em operação, alertando sobre perigo de descompressão por detrito.

Segundo a Agência de Aviação Civil, o problema está relacionado ao sistema de antigelo, que derrete o gelo caso ele se forme dentro do motor. Se ele for utilizado em tempo seco e quente, irá aquecer muito algumas partes internas do motor, segundo aponta o documento, visto pela AP.

Como consequência, essas peças podem se desprender e sair voando, atingindo até uma janela da aeronave, podendo causar descompressão e ferir passageiros seriamente. Na geração anterior, um caso de peça que saiu voando do motor causou a morte de uma passageira num 737 NG da Southwest Airlines.

Para mitigar o risco no 737 MAX, em 15 dias as operadoras americanas deverão instruir seus pilotos para limitar o uso do anti-ice apenas a condições realmente necessárias, onde a formação de gelo é bem evidente e prevista.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias