Início Aviação Militar

FAB lança vídeo mostrando o treinamento de guerra do qual está participando no Chile

Cena o vídeo visto mais abaixo nesta matéria

Sete aeronaves, sendo seis caças F-5M e um KC-390 Millennium, além de diversos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participam da quarta edição Exercício Multinacional Salitre, que acontece de 10 a 21 de outubro, na cidade de Antofagasta, no Chile. 

O treinamento de combate aéreo, promovido pela Força Aérea Chilena (FACh), conta com a participação de recursos aéreos e humanos das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, de uma célula da Força Espacial dos Estados Unidos, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.

A FAB produziu um vídeo sobre a primeira semana do exercício e mostra em detalhes as operações já realizadas. A delegação brasileira integrará a Fase de Execução do Exercício que se iniciou no último dia 10 e se estende até o dia 21 de outubro. Esta etapa inclui a Subfase de Familiarização, entre 10 e 13, que permitiu os pilotos conhecerem as áreas e os procedimentos locais. 

Esta é a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira é formada por 75 militares e conta com a participação de aeronaves pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Estreia operacional do novo KC-30

Na sua primeira missão de transporte de militares para participação em atividade operacional, o novo KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a mobilização de 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de Janeiro (RJ) à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile.

Enfrentando um tempo adverso e ventos fortes, o voo de batismo teve quatro horas de duração e ocorreu na manhã do último sábado, 8 de outubro, atravessando parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes até a região do Atacama, deserto mais seco do mundo.

Voo sobre o deserto

Conforme repercutido pelo AEROIN nesta semana, um voo conjunto de vários caças das principais forças aéreas da América do Sul chamou a atenção, enquanto as aeronaves sobrevoavam o Deserto.

No voo em formação realizado para celebrar a parceria entre as forças aéreas foram registrados um caça F-16 do Chile liderando a formação, seguido de um F-5EM do Brasil, um A-4 da Argentina, um IA-63 Pampa também argentino, o A-36 Toqui do Chile, que também compareceu nas pontas da formação com outro F-16 e um F-5E Tiger III.

Leia mais sobre o Exercício Salitre:

Sair da versão mobile