Fabricante anuncia novos pedidos para o futuro avião movido a bateria, o Electron 5

A ELECTRON Aerospace, desenvolvedora de aeronaves elétricas sediada na Holanda, anunciou novos pedidos para seu futuro avião movido a bateria, o Electron 5. Os operadores de táxi aéreo Air2E e Hopscotch Air, com sede em Berlim, Alemanha, e Farmingdale, Nova Iorque, respectivamente, fizeram os pedidos, totalizando encomendas no valor de quase 200 milhões de euros para a ELECTRON Aerospace.

O Electron 5 ainda está em desenvolvimento e não deve entrar em serviço antes de 2028. Porém, não foram divulgados detalhes financeiros destas mais recentes aquisições. Entre os clientes anteriores da ELECTRON estão a australiana FlyOnE e a startup coreana Mint Air.

Além de fabricante de aeronaves, a ELECTRON também planeja operar como empresa aérea sob a marca ELECTRON Aviation. A empresa firmou um acordo com a DANX Carousel, que investiu no projeto, garantindo acesso a 25% da capacidade operacional de voo da ELECTRON nos primeiros três anos. A DANX Carousel pretende utilizar o Electron 5 para missões de carga.

“Mesmo com o cenário financeiro complicado, temos várias empresas que já estão operando aeronaves em nossa categoria, avaliaram o Electron 5 e acreditaram firmemente em nosso projeto”, afirmou Josef Mouris, cofundador e CEO da ELECTRON.

Devido a restrições de peso, a primeira versão do Electron 5 poderá transportar cinco pessoas (um piloto e até quatro passageiros) sobre distâncias de até 750 km. No entanto, o avião está sendo projetado para transportar até seis pessoas assim que melhorias na densidade e no peso da bateria permitirem.

Norbert Werle, fundador e CEO da Air2E, afirma que espera que a nova aeronave elétrica traga uma significativa redução de custos operacionais, possivelmente de até 50%: “Existem diferentes maneiras de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas. Optamos por investir diretamente na transformação da aviação”, concluiu Werle.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias