Fabricante das aeronaves Airlander, HAV anuncia parceria no setor de defesa com a BAE Systems

Imagem: Hybrid Air Vehicles

A fabricante aeronáutica britânica HAV (Hybrid Air Vehicles, ou Veículos Aéreos Híbridos), especializada em tecnologia de aeronaves sustentáveis, anunciou ontem, 13 de setembro, um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar e explorar o potencial de sua grande aeronave Airlander de emissões ultrabaixas em aplicações de segurança e defesa.

A pré-parceria foi assinada com o centro avançado de pesquisa e tecnologia FalconWorks para o setor aéreo, da também britânica BAE Systems, empresa multinacional de armas, segurança e aeroespacial.

O Memorando de Entendimento abrange a consideração de oportunidades de colaboração técnica e programática e a exploração de potenciais oportunidades de mercado de defesa para as plataformas da HAV, bem como atividades de apoio relacionadas.

Segundo a Hybrid Air Vehicles, suas plataformas Airlander fornecem uma solução alternativa sustentável e econômica para logística aérea e capacidades de Vigilância e Reconhecimento de Inteligência (ISR), complementando as redes atuais de sistemas aéreos, espaciais e de superfície.

A fabricante explica que o Airlander é uma aeronave com emissões ultrabaixas que representa uma oportunidade para repensar os céus e abrir novas possibilidades na defesa moderna. O Airlander 10 tem potencial para permanecer no ar por até cinco dias, enquanto equipado com muitas toneladas de recursos de computação, comunicações, vigilância e reconhecimento.

Sua capacidade de operar a partir de qualquer superfície razoavelmente plana, incluindo água, com infraestruturas mínimas, oferece mobilidade, capacidade de implantação e flexibilidade no apoio à guerra expedicionária marítima, costeira e terrestre em áreas onde as atuais plataformas são desafiadas.

Na logística de defesa, o Airlander 10, com capacidade para transportar até 10 toneladas de carga logística, fornece transporte aéreo de maior alcance, menor custo e maior capacidade do que os atuais helicópteros de transporte militar. As futuras plataformas Airlander 50 e Airlander 200 oferecerão ainda mais capacidade de transporte aéreo sustentável, tático e estratégico de baixo custo.

David Holmes, Diretor Geral da FalconWorks, disse:

“O carácter mutável do conflito está impulsionando abordagens novas e inovadoras em todo o setor da defesa, incluindo a utilização de novas fontes de energia sintética e sustentável, novos materiais e novos processos que nos permitem aproveitar a tecnologia sustentável desde o início. Estamos entusiasmados em trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Hybrid Air Vehicles para explorar e desenvolver em conjunto as capacidades potenciais de defesa e segurança do Airlander.”

Tom Grundy, CEO da HAV, disse:

“Na Hybrid Air Vehicles estamos revolucionando a aviação e o Airlander foi projetado desde o princípio para repensar os céus. Ele pode ser considerado a aeronave de grande porte mais eficiente do mundo. Isto proporcionou novas oportunidades para o mercado de transporte civil regional e também representa um novo caminho para fornecer capacidades de energia aérea líquidas zero.

Estou, portanto, entusiasmado em anunciar este memorando de entendimento com a BAE Systems, a principal empresa de defesa e segurança do Reino Unido, o parceiro perfeito para acelerar o desenvolvimento de sistemas Airlander modificados para o mercado global de defesa.

Este anúncio demonstra o impulso significativo que construímos por trás do projeto Airlander, e estamos ansiosos para levar isso conosco para a próxima e crucial fase de início da produção do Airlander 10.”

O Memorando de Entendimento de hoje segue as fortes parcerias que a Hybrid Air Vehicles formou no setor militar com a Escola de Pós-Graduação Naval dos Estados Unidos e o Escritório Operacional de Energia do Departamento de Defesa dos EUA. Segundo a HAV, estas e outras atividades contínuas de pesquisa, desenvolvimento e testes sublinham o valor do Airlander nas funções de comunicação, vigilância e logística.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

PF busca dono de bagagem despachada em voo em Santarém e...

0
A Polícia Federal informa que está em busca de quem foi o responsável por despachar uma bagagem em Santarém, no Pará, e quem a receberia no