Fabricante do inovador jatinho elétrico, Lilium é aprovada como Organização de Projeto pela EASA

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou ontem, 27 de novembro, que recebeu a Aprovação de Organização de Projeto de sua principal autoridade reguladora, a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

A aprovação representa um marco importante para a Lilium, posicionando-a na vanguarda da indústria como uma empresa autorizada a possuir um certificado de tipo para uma aeronave eVTOL na Europa.

Segundo a fabricante, a Aprovação de Organização de Projeto reflete um selo de garantia de qualidade para empresas de projeto de aviação, reconhecendo formalmente a capacidade de uma empresa de projetar e desenvolver aeronaves seguras e compatíveis.

Esta conquista no desenvolvimento do revolucionário Lilium Jet reflete o culminar de um extenso processo de qualificação que remonta a 2017. Klaus Roewe, CEO da Lilium, comentou:

“Em muitos aspectos, o anúncio de hoje é um marco para a Lilium e evidencia a nossa liderança de mercado no avanço da indústria da aviação. Alcançar a aprovação de organização de projeto reflete a confiança da EASA na Lilium e nos diferencia de outros que atualmente buscam o desenvolvimento do eVTOL e a aprovação regulatória.

Embora nos juntemos a um pequeno e seleto grupo de empresas qualificadas para desenvolver aeronaves comerciais, o anúncio de hoje é especialmente significativo para a indústria da aviação global, à medida que o fazemos através do avanço da mobilidade aérea regional sustentável.

Agradeço aos muitos Lilians e às inúmeras partes interessadas que desempenharam um papel fundamental para alcançarmos o marco de hoje, e esperamos novos avanços em direção à comercialização do Lilium Jet. Gostaria de agradecer aos nossos homólogos da EASA pela sua cooperação profissional, que acredito que continuará a ser muito benéfica para o avanço da indústria.”

Alastair McIntosh, diretor de tecnologia e chefe de organização de projeto da Lilium, acrescentou:

“Em termos simples, a aprovação de organização de projeto é nossa licença para operar e confirma que a Lilium possui a organização, os procedimentos, as competências, os recursos e o rigor demonstrado necessários para projetar e certificar aeronaves de acordo com os mais altos padrões de segurança.

Isso é uma grande homenagem à nossa equipe da Lilium. Receber a aprovação de organização de design da EASA nos motiva ainda mais em nosso caminho para comercializar o revolucionário Lilium Jet.”

Bhavesh Mandalia, Diretor de Aeronavegabilidade e CTO Adjunto da Lilium, comentou:

“Além da supervisão europeia, a aprovação de organização de projeto da EASA traz benefícios significativos ao nosso processo de certificação da FAA nos EUA, utilizando os acordos bilaterais de segurança da aviação para validar a tecnologia e a aeronave.”

Luc Tytgat, Diretor Executivo Interino da EASA, disse:

“A EASA está garantindo que tudo esteja pronto para a aceitação social da Mobilidade Aérea Urbana. Estamos estabelecendo as regras corretas para as operações e cuidando dos elementos ambientais, incluindo o ruído, assegurando, naturalmente, o cumprimento de elevados padrões de segurança.

Ao mesmo tempo, temos receio de criar barreiras à entrada neste novo mercado e temos trabalhado em parceria com a Lilium, num prazo exigente. Gostaria de felicitar a Lilium por obter esta aprovação de organização de projeto, que promove a atividade da aviação elétrica na Europa.”

Certificação de tipo do Lilium Jet

De acordo com a Aprovação de Organização de Projeto da Lilium, a empresa está qualificada para projetar e ser detentora de certificado de tipo para aeronaves desenvolvidas de acordo com as regras SC-VTOL da EASA, o conjunto abrangente de requisitos eVTOL que a EASA finalizou em 2019 e que representam os mais altos objetivos de segurança globalmente para aeronaves eVTOL.

A Lilium está buscando a validação simultânea do certificado de tipo do Lilium Jet com a FAA sob as disposições do Acordo Bilateral de Segurança da Aviação entre a União Europeia e os EUA. A FAA emitiu seu G-1 para o Lilium Jet em junho, tornando a Lilium a única fabricante eVTOL com base de certificação EASA e FAA para aeronaves eVTOL de elevação motorizada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias