Entenda como são os 36 motores do jatinho elétrico que a Azul Linhas Aéreas vai usar

Concepção gráfica do Lilium Jet junto a um avião da Azul

Desde o início de agosto do ano passado, quando a Azul Linhas Aéreas anunciou uma parceria para trazer ao Brasil até 220 unidades da aeronave elétrica da alemã Lilium, o AEROIN tem trazido diversas atualizações sobre a evolução do desenvolvimento e dos testes do projeto eVTOL (elétrico de decolagem e pouso na vertical).

E sem nenhuma dúvida, ao longo deste quase um ano desde o anúncio, o aspecto que mais chamou atenção foram os 36 motores elétricos a jato do equipamento, portanto, um vídeo abaixo nesta matéria apresentará em detalhes essa interessante tecnologia.

Para muitas pessoas, é até estranha essa denominação de “elétrico a jato”, já que o comum é pensar que “a jato” significa motor a combustão, que queima combustíveis para gerar a potência do avião.

Na verdade, porém, o termo “a jato” diz respeito ao fluxo de ar emitido com alta velocidade e energia para gerar a reação de impulso à frente, independente se ele foi gerado por uma expansão de combustão ou por qualquer outra fonte.

Neste caso do Lilium Jet, como é chamado o eVTOL da Lilium, a propulsão é dada por um conjunto de 36 associações de motores elétricos + dutos devidamente projetados para a criação de um jato de ar, por isso a denominação de jatinho elétrico para a aeronave.

Imagem: Lilium
Imagem: Lilium

Os motores são montados em quatro superfícies móveis, sendo uma em cada semi-asa principal e uma em cada semi-asa auxiliar na parte frontal da fuselagem (a chamada configuração canard). Essas superfícies podem colocar os motores totalmente na vertical, para o voo pairado na decolagem e pouso, ou totalmente na horizontal durante o deslocamento em alta velocidade até o destino.

O vídeo abaixo, apesar de em inglês, apresenta animações gráficas bastante interessantes que permitem conhecer melhor os detalhes da tecnologia mesmo a quem não compreende a língua estrangeira.

Adicionalmente, a depender do dispositivo sendo utilizado para assistir, pode ser possível utilizar as configurações no canto do player para adicionar legendas e também para acionar a tradução automática para a legenda em português.

Depois, abaixo do vídeo, o AEROIN disponibiliza uma lista de algumas das matérias previamente publicadas a respeito do projeto da Lilium e da escolha feita pela Azul Linhas Aéreas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias