Fernandes Pinheiro (PR) deve ser brindada com novo aeroporto regional

Após uma importante doação, uma pequena cidade do interior do Paraná deve ser brindada com um futuro aeroporto regional.

Imagem: Rodrigo Felix Leal, via Agência de Notícias do Paraná

A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, a Amcespar, que contempla diversas cidades da região, como: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, estará em negociações nos próximos dias com o governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), sobre um grande e importante investimento que pretendem realizar, a construção de um aeroporto regional em Fernandes Pinheiro.

Segundo informações do site Najuá, esse projeto de aeroporto só será concretizado graças a doação de um terreno que atualmente funciona como uma pista de pousos e decolagens particular na fazenda Xanadú, em Fernandes Pinheiro.

Essa pista possui um quilômetro e precisa ser reformada para receber aeronaves de maior porte, além de todas as legalidades e trâmites exigidos pelos órgãos de aviação no Brasil, como a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

O presidente da associação, também prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), ressalta que os planos para o aeroporto é de que ele opere cargas e voos comerciais com passageiros.

Hoje, muitas coisas viajam em carga de avião. Seria este o local, já com viabilidade de doação do terreno, viabilidade de implantação. Agora, nós vamos levar para o governo do Estado, provavelmente no mês de janeiro, o governador nos sinalizou que quer nos receber. Eu estou agora incumbido com esta missão de programar a agenda com o governador“, diz o presidente da Amcespar.

O projeto do aeroporto regional já foi elaborado e tem o custo de R$ 100 mil, valor que também foi doado por uma pessoa anônima. O próximo passo é a elaboração e execução do projeto executivo, avaliado em R$ 1 milhão.

Os prefeitos já têm essa consciência que nós precisamos bancar esse projeto para apresentar para o governador. O governador já está sabendo da nossa intenção de construção de uma pista e disse: ‘Traz o projeto, o Governo se interessa no projeto de vocês’ (…) hoje, os maiores empresários, não só do estado do Paraná, mas do Brasil inteiro, eles se locomovem com aeronaves. Nós temos que ter algo que receba essa aeronave e nada mais do que a construção de um aeroporto regionalizado”, afirma Júnior.

As expectativas da associação são de que o projeto do aeroporto em Fernandes Pinheiro faça parte do programa Voe Paraná, criado em 2019 pelo Governo do Estado com objetivo de ampliar a rede aeroportuária no Paraná.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias