FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e dos Halcones, do Chile, no evento

Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones

Como mostrado pelo AEROIN, a Esquadrilha da Fumaça confirmou sua participação em mais uma edição do grande show aéreo FIDAE, no Chile, ao adicionar o evento em sua agenda oficial de demonstrações. E agora, a organização da feira também fala sobre a participação da equipe brasileira, assim como da homóloga chilena.

Segundo descreve a FIDAE em publicação, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), como é oficialmente denominada a Esquadrilha da Fumaça, e a Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones, do Grupo de Apresentação da Força Aérea Chilena (FACH), realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza aeronaves de treinamento e ataque leve Embraer A-29 Super Tucano, fabricadas no Brasil, que possuem a Bandeira Nacional pintada na cauda e cujas cores se estendem por toda a fuselagem do avião.

Esquadrilha da Fumaça

O esquadrão brasileiro tem mais de 70 anos de história e quase 4 mil apresentações no Brasil e no exterior e, diante do reconhecimento nacional e internacional, a EDA tornou-se um instrumento de divulgação comunicacional da FAB. O Esquadrão conta com cerca de 55 acrobacias, além de terem obtido o recorde mundial na especialidade de voo invertido em 2006, voando com 12 aeronaves juntas “de cabeça para baixo”.

Por usa vez, a Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones é um reconhecido grupo acrobático da Força Aérea Chilena. Criado em 14 de janeiro de 1981, é uma Equipe Acrobática formada por pilotos e mecânicos que viajam pelos céus nacionais e estrangeiros para representar os valores do FACH, que buscam motivar as novas gerações a fazerem parte desta atração internacional.

Os primeiros Halcones (ou “Falcões”, na tradução para o português) receberam treinamento de voo acrobático nos Estados Unidos, país onde foram adquiridas as aeronaves Pitts S2A e S2S, projetadas e construídas especialmente para realizar este tipo de manobras de alto nível.

Depois de quase 10 anos operando com os Pittss, em 1990 a FACH adquiriu a moderna aeronave Extra 300, monomotor, monoplano e cabine de dois lugares, com a qual o Esquadrão operou até 2003, ano em que entrou em serviço a aeronave Extra 300L, expressão máxima da tecnologia aeronáutica especializada, que utilizaram até 2021.

Atualmente, voam pelos céus com o modelo GB1 Gamebird, com motor Lycoming 580 de 315 CV, o que lhes confere uma grande vantagem na relação potência-peso para acrobacias de alto nível.

Imagem: Halcones / Reprodução – Facebook

A 23ª edição da Feria Internacional del Aire y del Espacio – FIDAE 2024 – ocorrerá de 9 a 14 de abril em Santiago, no Chile. Realizada bienalmente, a FIDAE reúne as principais empresas do setor, com vários pavilhões com diversa exposição, incluindo grandes aeronaves civis e militares.

O AEROIN estará presente para trazer aos leitores imagens e novidades do grande show aéreo, através de matérias e/ou das redes sociais. Para acompanhar todos os conteúdos da FIDAE 2024 publicados no AEROIN, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias