Fila tripla de aviões chegando para pouso chama atenção em vídeo noturno feito da Torre

Cena do vídeo e imagem de radar que você acompanhará abaixo nesta matéria

Há muito tempo, o aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, tem levado todos os anos o título de aeroporto mais movimentado do mundo em quantidade de passageiros, por consequência de ser um grande centro de conexões de voos, principalmente da Delta Air Lines, na região central do país.

Outro terminal aeroportuário norte-americano, no entanto, costuma superar Atlanta em um aspecto diferente, a movimentação de aeronaves. Trata-se do aeroporto O’Hare, de Chicago, que em 2019 (livre dos efeitos da pandemia) ficou apenas em 6º lugar no mundo em número de passageiros (84,6 milhões, contra 110,5 milhões de Atlanta), porém, foi o líder em pousos e decolagens (registrou 919,7 mil movimentos de aviões, contra 904,3 mil de Atlanta na segunda posição), segundo dados do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World).

E, obviamente, para ter um movimento tão elevado de operações aéreas, não poderíamos esperar outra coisa a não ser incríveis cenas de intermináveis “filas” aéreas ao se observar o setor de aproximações de O’Hare durante a noite.

Um vídeo publicado nesta semana, feito a partir de uma das torres de controle de tráfego aéreo do aeroporto, conforme você assiste abaixo nesta matéria, tem feito bastante sucesso nas redes sociais ao permitir acompanhar, em timelapse (aceleração do tempo), a incrível visão da chegada tripla, já que o local tem várias pistas paralelas com distâncias suficientes entre si para que três sequenciamentos de aviões ocorram lado-a-lado com segurança.

Para exemplificar estas três chegadas paralelas que você verá no vídeo, a imagem a seguir mostra uma captura de tela de radar online, em um momento de alta movimentação de chegadas para as pistas do O’Hare. A segunda imagem mostra em detalhe o próprio aeroporto, para a observação do complexo de pistas:

A aproximação tripla de O’Hare – Imagem: FlightRadar24
O complexo de pistas do aeroporto O’Hare – Imagem: FlightRadar24

A seguir, você acessa no Instagram a bonita gravação, divulgada em dezembro, da inacreditável quantidade de faróis de aviões vistos no céu de Chicago, sendo constantemente renovada com novos pontos luminosos entrando ao final da fila a todo instante.

Um pouco mais abaixo, você ainda assiste a um vídeo de 2019 que também mostrava o intenso movimento em O’Hare naquele ano:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias