Financiadas pela ANAC, pessoas de baixa renda iniciam curso de manutenção aeronáutica

Imagem: ANAC

Na segunda-feira, 17 de junho, ocorreu a aula magna do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula, promovido pelo Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e financiado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com informações da ANAC, o curso, desenvolvido pelo IFSP, abrange formação teórica e prática para a obtenção da licença de mecânico de manutenção aeronáutica (CHT-célula) e oferece 40 bolsas de estudo, com 24 delas destinadas a mulheres.

Para viabilizar a dedicação dos alunos aos estudos, será concedido um auxílio mensal de R$ 700 por até 36 meses, o período máximo para a conclusão da formação. O investimento total da Agência neste projeto será de R$ 2,2 milhões.

A viabilização do curso é fruto de parceria da ANAC com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que prevê a oferta de bolsas de estudo em cursos técnicos de nível médio e qualificação profissional na área de aviação.

Na aula inaugural, o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, ressaltou a importância social do curso, que busca deixar o setor aéreo mais inclusivo, e incentivou que os alunos aproveitassem essa oportunidade, porque o mercado do setor aéreo está em crescimento.

Daiane Fernanda da Silva, 26, possui familiares trabalhando na área, veem neste curso uma oportunidade de mudança de vida não só para si, mas também para sua família. Daiane expressou sua gratidão pelo potencial transformador do curso: “Essa oportunidade que estão me dando agora vai mudar totalmente a minha vida. Não só a minha, mas da minha mãe e dos meus familiares. Eu estou estudando para ter um futuro melhor, para proporcionar para minha mãe um futuro melhor também.“.

Da mesma forma, Andreia Aparecida Formenton, 37, enxerga neste curso a chance de melhorar sua vida e vislumbra um futuro promissor. Para ela, a bolsa de estudo não só aprimorará seu conhecimento, mas também abrirá portas em sua carreira profissional.

O evento contou ainda com a presença do representante da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pedro Sérgio Fadini, do diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Fernando Catalano, do representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Cláudio Jorge da Rocha, do reitor do IFSP, Silmário Santos, e de representantes da indústria.

Asas para Todos

O treinamento faz parte do programa ‘Asas para Todos’ da ANAC, criado para promover a diversidade, inclusão, capacitação e formação na aviação civil brasileira. Essa iniciativa está incluída no subprograma ‘Mulheres na Aviação’, que tem como objetivo aumentar a participação feminina no setor.

O programa é uma peça-chave no pilar social da Política de Sustentabilidade da Agência, projetado para ampliar a participação de todas as camadas da população na aviação civil. Suas atividades são direcionadas a pessoas de baixa renda, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, profissionais de aviação e passageiros.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Governo da Bahia propõe subsídios para voos internacionais no Estado

0
O projeto especifica que farão jus ao benefício as aéreas que iniciarem ao menos 2 novos voos semanais internacionais de carga e passageiros.