Fokker entra em parceria com a airbaltic para desenvolver avião movido a hidrogênio

A fabricante de aeronaves Fokker Next Gen N.V. e a companhia aérea nacional da Letônia, Air Baltic Corporation AS, anunciaram um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece as bases para uma futura colaboração na aviação.

O memorando permitirá que a Air Baltic contribua para o desenvolvimento da aeronave comercial movida a hidrogênio líquido da Fokker Next Gen. Para a Air Baltic, esse é uma oportunidade para explorar a adequação de aeronaves movidas a hidrogênio para suas rotas.

“Estamos satisfeitos em ver tais desenvolvimentos inovadores ocorrendo na região do Báltico. Somos um orgulhoso operador de uma das frotas de aeronaves mais jovens da Europa e estamos comprometidos com as iniciativas de descarbonização da indústria”, disse Martin Gauss, Presidente e CEO da Air Baltic. Ele adicionou que a assinatura do MoU e a colaboração com a Fokker Next Gen representa um passo importante para o futuro da aviação.

A Fokker Next Gen, com sua experiência em design, certificação e montagem de aeronaves, está desenvolvendo uma aeronave movida a hidrogênio líquido que tem como objetivo revolucionar a indústria. A aeronave será projetada com um sistema de tanque de combustível duplo, para que também possa voar com combustível de aviação sustentável (SAF) ou querosene quando o hidrogênio líquido não estiver disponível.

O objetivo da Air Baltic é atingir a neutralidade de carbono até 2050, alinhada com os compromissos da indústria da aviação e da União Europeia. Nesse sentido, a empresa tem como foco continuar aprimorando a excelência operacional, explorando soluções inovadoras e implementando práticas setoriais.

“A aeronave movida a hidrogênio é crucial para a Air Baltic. Nosso esforço conjunto impulsiona o design de aeronaves inovadoras e também estimula as economias holandesa e letã. Essa colaboração ressalta nosso compromisso compartilhado em liderar o futuro da aviação”, disse Juriaan Kellermann, CEO da Fokker Next Gen.

Esta colaboração tem o potencial de explorar as vantagens de ambas as empresas e o vasto potencial das aeronaves comerciais movidas a hidrogênio líquido para o setor de aviação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias