Força Aérea Brasileira lançou 10 foguetes SBAT-70 no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Imagem: CLBI

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Operação Natal XLV, entre os dias 17 e 28 de julho, que consistiu no lançamento, rastreamento, registro e tratamento dos dados de voo de dez foguetes de treinamento do tipo SBAT-70.

Imagem: CLBI

O objetivo do evento foi garantir a operacionalidade das equipes envolvidas e executar o teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamentos, além de treinar procedimentos de emergência, bem como realizar a formação e o aprimoramento técnico-operacional do CLBI.

Com o intuito de cumprir a missão de Lançar e Rastrear, após revitalizações e adequações dos meios, nesta Operação foram testados e avaliados diversos aspectos, como a infraestrutura e os sistemas que compõem o Centro de Controle e da Casamata, bem como foram formados 23 operadores de diversos postos.

A interoperabilidade com os órgãos parceiros foi o diferencial da Natal XLV. São eles:

– Organizações Militares do 3º Distrito Naval;

– 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro;

– Base Aérea de Natal (BANT);

– Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC);

– Terceiro Esquadrão Do Sétimo Grupo De Aviação (3º/7º GAV);

– Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte; e

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Essa linha de ação, iniciada em 2022, consolidou-se em 2023 como fator predominante para a segurança da Operação, que consistiu na interdição do espaço aéreo e marítimo, esclarecimento de área por aeronaves e meios navais, segurança orgânica, segurança de superfície e de plataforma, além da marca de 100% de logística operacional.

“O cenário complexo, com a participação de mais de 170 profissionais em harmonia, resultou no sucesso do emprego dos 10 foguetes SBAT-70 e na demonstração da prontidão do CLBI para lançamentos futuros de engenhos espaciais bem maiores, como foguetes suborbitais ou outros demandados pelo DCTA e pela Agência Espacial Brasileira (AEB)”, ressaltou o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza.

Intercâmbio com a sociedade civil

Ampliando as relações da Organização com a sociedade civil, durante a Operação Natal XLV, mais de 1.500 cidadãos brasileiros, incluindo escolas públicas e privadas e projetos sociais, visitaram, também, a Exposição alusiva aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, exposta no Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT).

Imagem: CLBI

Além disso, familiares e amigos do efetivo do CLBI e de Órgãos parceiros participaram de uma palestra institucional no auditório do Centro, a qual contextualizou a atividade de lançamento e rastreamento, findando a visita com a apresentação da cronologia final e do lançamento dos foguetes, de um local seguro.

Por fim, o Diretor do CLBI enfatizou o trabalho realizado: “Além do estabelecimento de um canal integrado de apoio e de cooperação com setores civis e militares locais, para assegurar o cumprimento de todos os protocolos previstos para um lançamento eficiente e seguro, o CLBI-DCTA cumpriu o objetivo de proporcionar à sociedade a oportunidade de vivenciar momentos emocionantes e inesquecíveis de ciência, tecnologia, inovação e espaço”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias