Força Aérea Brasileira oficializa o Dia do LINCE em homenagem à histórica primeira intercepção aérea no Brasil

Imagem: Força Aérea Brasileira

Na última terça-feira, 7 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) oficializou o dia 9 de abril como o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, também conhecido como LINCE.

Essa designação tem uma significância histórica, remetendo à primeira interceptação real ocorrida pelo Primeiro Centro de Operações Militares, em Brasília (COpM 1), no espaço aéreo brasileiro, envolvendo uma aeronave estrangeira.

Os controladores de operações aéreas militares desempenham um papel crucial na defesa e vigilância do vasto território aéreo brasileiro, que abrange 22 milhões de km². Com especialização exclusiva, esses profissionais são responsáveis pelo monitoramento, controle e, quando necessário, interceptação de aeronaves, contribuindo significativamente para a manutenção da soberania nacional e a segurança do espaço aéreo brasileiro.

Primeira Intercepção da FAB

A data escolhida, 9 de abril, marca a realização da primeira interceptação da FAB, ocorrida em 1982. Nesse episódio histórico, dois caças Mirage III foram despachados para interceptar uma aeronave cubana Ilyushin 62, que se recusou a seguir as orientações de pouso em Brasília.

O incidente teve lugar durante a Guerra das Malvinas, em meio às péssimas condições meteorológicas, destacando a importância dos controladores de operações aéreas militares em situações de emergência e ameaças à segurança nacional.

A história é contada pelos protagonistas da operação em vídeo que pode ser assistido através deste link ou do título disponibilizado abaixo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias