Força Aérea Britânica elogia profissionalismo de pilotos russos ao interceptar suas aeronaves

A aeronave da RAF sobrevoando o Mar Negro não entrou no espaço aéreo russo, enquanto as tripulações da aeronave russa operavam de maneira segura e profissional. Esta declaração foi feita por um representante do Ministério da Defesa Britânico depois que os militares russos relataram que caças Su-27 das Forças Aeroespaciais Russas foram enviados para interceptar aeronaves britânicas na segunda-feira.

“Uma aeronave RC-135W Rivet Joint da Royal Air Force e dois caças Typhoon acompanhantes estavam conduzindo uma operação de rotina no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro na segunda-feira, 26 de junho de 2023. Aeronaves russas estavam presentes na área”, disse um funcionário do Ministério da Defesa britânico, citado pelo jornal Daily Mail.

As tripulações da Royal Air A força e as aeronaves russas estavam operando de maneira segura e profissional. A patrulha esteve constantemente no espaço internacional e não entrou no espaço aéreo russo”, concluiu.

Anteriormente, o Centro de Controle de Defesa Nacional da Federação Russa já havia informado que, na segunda-feira, dois Su-27 russos escoltaram uma aeronave de reconhecimento RC-135 e dois caças da Força Aérea Britânica sobre o Mar Negro.

Quando os caças russos se aproximaram, aeronaves militares estrangeiras fizeram uma inversão de marcha na fronteira do estado da Federação Russa, acrescentou o centro. Os aviões russos retornaram com segurança ao aeródromo base sem violar a fronteira estadual da Federação Russa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias