Força Aérea e Embraer realizam cerimônia de celebração da Certificação Final do KC-390; veja como foi

Imagem: Força Aérea Brasileira

Como visto na última semana, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB), entregou à Embraer o Certificado de Tipo do Embraer KC-390, versão FOC (Full Operational Capability, ou Capacidade Operacional Total).

Diante do relevante momento para o projeto, na segunda-feira, 3 de abril, a Embraer e a Força Aérea Brasileira realizaram uma cerimônia em Gavião Peixoto (SP), onde o modelo é fabricado, para celebrar a entrega do Certificado. Detalhes sobre o evento são apresentados pela FAB no vídeo a seguir:

Emitido pelo IFI, organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada.

A certificação FOC é um marco importante no desenvolvimento e produção do KC-390 Millennium, que agora pode ser operado em sua capacidade máxima pela FAB. O avião é uma aeronave de transporte tático multimissão de última geração projetada para operações militares e humanitárias em diversas condições e ambientes.

Estiveram presentes no evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; representantes do Alto-Comando da Aeronáutica; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD), Rui Chagas Mesquita; o Presidente & CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto; e o Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco da Costa Junior; Executivos e Funcionários da Embraer.

Na oportunidade, também foi apresentada à FAB a sexta unidade do KC-390, primeira na configuração FOC. As demais aeronaves já entregues à Força Aérea Brasileira serão atualizadas para contar com a certificação.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre a aeronave K-390, e sobre o significado da palavra perseverança:

“Todo o processo de desenvolvimento de uma nação, obrigatoriamente, passa pela elevação da capacidade que ela tem de defender sua soberania, seus interesses e seu território. Assim, a cada decolagem do nosso KC-390, a inquebrantável esperança em uma Força Aérea moderna e atuante se consolidará. Sob suas asas, de forma moderna e segura, e agora com o seu certificado final emitido, continuaremos a levar esperança para os lugares mais longínquos. Friso que, durante a gestão desse projeto, até a emissão desse certificado final, diversas foram as experiências vivenciadas e, com base nelas, valiosas páginas da história foram escritas”.

O Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco da Costa Junior, destacou que o KC-390 está pronto para alçar voo por todo o mundo e celebrou a parceria histórica entre a FAB e a EMBRAER que tornou possível desenvolvimento da aeronave:

“A ousadia em patrocinar um projeto tão grandioso, mesmo quando a realidade nos convida a pensar apenas no curto prazo, em priorizar soluções imediatistas e supostamente óbvias. É um dia para celebrarmos o futuro, estamos certos de que o mundo apenas começou a descobrir as extraordinárias capacidades do KC 390 Millennium”.

“Além de um dia de celebração, é um dia para agradecermos. Agradecemos às mulheres e aos homens da FAB, da Embraer, dos nossos parceiros e fornecedores nacionais e internacionais que, com seus esforços incansáveis e enormes sacrifícios, tornaram esse dia possível. Meu muito obrigado!”, encerrou o CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias