London City é o primeiro aeroporto britânico a tirar a regra de 100 ml de líquidos no embarque

Fotos: Embraer e LCY Airport

O London City Airport, localizado 16 km a leste do centro de Londres e que opera principalmente em destinos europeus, tornou-se o primeiro aeroporto britânico e o primeiro de maior movimento no mundo a dispensar a normativa de 100 ml de líquidos a bordo.

Graças a novos scanners de alta tecnologia, os viajantes que entrarem na alfândega poderão levar até dois litros de líquidos, não necessitando separar itens de higiene pessoal dentro de um saco específico e podendo deixar computadores portáteis e outros equipamentos eletrônicos no bagagem de mão.

A Reuters informou que o Reino Unido deseja que estes scanners sejam instalados em todos os aeroportos até 2024. London City foi o primeiro empreendimento britânico a implementá-los, seguindo um teste feito anterioremente em Teesside, no nordeste da Inglaterra, no início deste ano.

Alison FitzGerald, diretora de operações do London City Airport, declarou que a experiência de passar pelo controle de segurança será menos estressante para os passageiros, sem a necessidade de separar itens das bagagens de mão. Ela destacou que o novo processo proporciona um controle de segurança muito mais eficiente.

A regra de líquidos foi implementada em 2006, quando a polícia britânica frustrou um atentado em Heathrow. Já em alguns aeroportos nos Estados Unidos e no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, os novos scanners já estão em vigor. O maior aeroporto britânico, Heathrow, também já testou a nova tecnologia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Três foram presos ontem em Confins na chegada do avião azul...

0
Como mostrado ontem pelo AEROIN, este foi o quarto voo de deportação de brasileiros realizado pelos EUA neste ano, dessa vez feito com o A320