Força Aérea Portuguesa recebe primeiro P-3 vindo da Marinha Alemã

Divulgação – FAP

A FAP, a Força Aérea Portuguesa, recebeu hoje o primeiro de uma meia dúzia de aviões Lockheed P-3 Orion comprados da Marinha da Alemanha. A aeronave, que na Marineflieger tinha a matrícula 60✠08, terá o registro militar português 24817 como aponta o portal Scramble.

O P-3 Orion é a versão do quadrimotor turboélice Lockheed L-188 Electra, conhecido no Brasil por sua operação na Varig, modificada para caça submarina e patrulha marítima.

Segundo a FAP, “os seis aviões vão agora ser integrados na frota da Esquadra 601 – Lobos – que já opera a versão P-3C CUP+ Orion, responsável por assegurar a soberania e a vigilância do Espaço Estratégico de Interesse Nacional e a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português – uma das maiores do mundo –, contribuindo decisivamente para as missões de busca e salvamento de muito longo alcance, o que garantem a salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos no mar.”

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias