Início Aviação Militar

Força Aérea Real pratica realocação rápida de caças para defesa do espaço aéreo do Reino Unido

Imagem: Royal Air Force (RAF)

A Força Aérea Real (RAF) informa que quatro caças Eurofighter Typhoon do Esquadrão XI(F), da RAF Coningsby em Lincolnshire, na Inglaterra, foram instruídos sem aviso prévio a se transferirem para MOD Boscombe Down, em Wiltshire, também na Inglaterra, como parte do Exercício Pirata Ágil (Exercise Agile Pirate).

Eles foram encarregados de estar prontos, sem demora, para operar o Alerta de Reação Rápida, que serve para responder a ameaças aéreas potenciais dentro ou perto do espaço aéreo do Reino Unido. O objetivo foi testar a capacidade da RAF de dispersar rapidamente e operar ativos vitais para a defesa do Reino Unido.

Os Typhoons estavam em abrigos de aeronaves reforçados e decolaram minutos após uma chamada de urgência do Comando e Controle Aéreo Tático, conhecido como Tac Air C2.

Imagem: Royal Air Force (RAF)
Imagem: Royal Air Force (RAF)

Mais tarde no exercício, eles se juntaram a duas aeronaves F-35B Lightning, com os caças de quinta geração também aproveitando a oportunidade para testar sua operacionalidade em uma base aérea desconhecida.

F-35B – Imagem: Royal Air Force (RAF)

O exercício faz parte do objetivo da RAF de conduzir o Emprego de Combate Ágil (ACE – Agile Combat Employment). Trata-se de uma abordagem para as operações que exige que o pessoal e os ativos da RAF sejam flexíveis e ágeis, operando em locais austeros com apoio mínimo, movendo-se constantemente e mudando de local para manter a iniciativa e superar qualquer ação de um adversário, seja no Reino Unido ou no exterior, ao lado de parceiros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, ou NATO, na sigla em inglês) e da Força Expedicionária Conjunta (Joint Expeditionary Force).

“Toda a série de exercícios Agile Pirate são trampolins para a RAF ficar cada vez melhor na execução do Agile Combat Employment. Este exercício mostrou que podemos mover nosso Alerta de Reação Rápida pelo Reino Unido, e exercícios futuros testarão outras capacidades vitais focadas na defesa do Reino Unido”, explicou o Marechal do Ar Harvey Smyth, Comandante do Ar e do Espaço.

Equipes de suporte de várias bases forneceram operações, engenharia, logística, comunicações, segurança e atendimento para a implantação dos Typhoons. Eles também não receberam aviso prévio. Uma aeronave de transporte Airbus A400M Atlas entregou uma grande quantidade de equipamentos essenciais para Boscombe Down poucas horas após a ativação e um dia depois a implantação estava operacional.

“Avançar no ritmo apresenta seus próprios desafios e forçamos algumas suposições para avançar ainda mais rápido. O Agile Combat Employment mudará nossa mentalidade atual e nossa maneira de operar, e acho que, de várias maneiras, trará o melhor de nosso pessoal, pronto para implantar em um prazo mais curto, participando de atividades mais novas e operando sem as estruturas de suporte usuais de uma base operacional principal. Minha experiência neste Exercise Agile Pirate 10 é que os envolvidos estão prosperando nesse nível de responsabilidade”, Comandante de Ala Paul Hanson Comandante de Destacamento.

Especialistas do 19º Esquadrão  da  RAF Boulmer se dispersaram em locais de radar em todo o Reino Unido para fornecer uma visão completa da situação, chamada Recognized Air Picture, e controlar a aeronave embaralhada para interceptar ameaças simuladas. Eles alcançaram várias interceptações bem-sucedidas de aeronaves-alvo e, com isso, sua maior dispersão de ativos Tac Air C2 em décadas, demonstraram a capacidade da RAF de implantar e operar rapidamente em condições austeras.

Sair da versão mobile