Início Aviação Militar

Forças Especiais da PF testam embarque de veículo Renault em avião KC-390 da FAB

A Força Aérea Brasileira realizou ontem um teste junto da Polícia Federal para embarque de um veículo Renault das Forças Especiais.

Divulgação – Polícia Federal

A ação foi realizada pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), com apoio da FAB, onde foi realizado um teste de carregamento e transporte de viatura blindada Renault Sherpa.

O veículo é o mais avançado blindado tático das polícias no Brasil, sendo equipado com uma grande rampa dobrável para invasão em posições elevadas, como prédios e até aeronaves grandes como o Airbus A330 ou o Boeing 777.

No exterior, ele é utilizado pelo GIGN, a divisão de elite da Polícia Nacional francesa, a Gendarmerie. Ele foi utilizado em diversas ações contra o terrorismo na França, principalmente durante e após os ataques de 2015.

Assim como o COT, o GIGN é a unidade de referência em ações contra o terrorismo, inclusive contra sequestro de aeronaves, e precisa de alta mobilidade. Esta unidade da PF é baseada em Brasília e, até então, precisava deslocar o Sherpa por via terrestre para algumas missões, atrapalhando o fator surpresa e a agilidade necessária.

O teste de ontem foi apenas em solo, mas é o primeiro passo para no futuro a viatura de 11 toneladas ser levada no mais novo cargueiro da FAB, o Embraer KC-390.