Fornecimento de armas do Ocidente à Ucrânia coloca em risco a aviação europeia, diz Rússia

flying plane
Foto de Quintin Gellar via Pexels.com

O fornecimento de armas do Ocidente à Ucrânia colocará em risco a segurança da União Europeia, incluindo a de sua aviação civil, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em entrevista coletiva na quarta-feira, como reportou a agência estatal TASS.

“Nós alertamos mais de uma vez que as armas ocidentais, incluindo sistemas antiaéreos e antitanques que chegam à Ucrânia, estão se espalhando por todo o mundo devido à corrupção desenfreada nos círculos políticos e militares da Ucrânia. Eles estão surgindo em outros conflitos regionais e caindo nas mãos de grupos do crime organizado, terroristas e extremistas, incluindo os da Europa. Eles criarão uma ameaça à segurança interna de todos os países do continente europeu, em particular, na esfera do tráfego aéreo civil”, ela disse.

Zakharova observou que a escala de apoio militar direto a Kiev do Ocidente estava crescendo constantemente. Ela destacou que, em 13 de março, os países da UE foram obrigados a reabastecer o orçamento do chamado fundo de paz em mais de 2 bilhões de euros, elevando seu valor total para quase 8 bilhões de euros.

“O dinheiro destina-se a um fornecimento em larga escala de projéteis de artilharia para o exército ucraniano. Em outras palavras, o dinheiro dos contribuintes da UE será novamente devorado pelo buraco negro que é a Ucrânia e o complexo militar-industrial dos EUA. Qual é o problema objetivo principal? Prolongar as hostilidades no continente europeu. Ao todo, a União Europeia desembolsou cerca de 13 bilhões de euros em assistência militar ao regime de Kiev“, disse Zakharova.

Além disso, enfatizou, o treinamento de militares ucranianos no âmbito da missão da UE para apoio militar a Kiev está sendo intensificado.

“Armas fornecidas pelo Ocidente e mercenários estrangeiros estão sendo usados ​​para matar civis, incluindo mulheres e crianças, nas regiões de LPR, DPR e Zaporozhye e Kherson”, disse Zakharova.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias