Foto de mulher morta pelo regime do Irã teve que ser tirada de avião que levaria ajuda humanitária a Gaza

Desde o ano passado, o Boeing 787-8 (de registro P4-787) do piloto e cineasta argentino Enrique Piñeyro, que também lidera a ONG Solidaire, carrega uma pintura especial para se manifestar contra as execuções realizadas pelo governo iraniano.

Ao longo da fuselagem, a aeronave ostenta três frases: “Nenhuma mulher deve ser forçada a cobrir a cabeça”, “Nenhuma mulher deve ser morta por não cobrir a cabeça” e “Nenhum homem deve ser enforcado por dizer isso”, detalha o Aviacionline.

Além disso, de um lado da cauda do 787 há uma foto de Mahsa Amini, a iraniana que foi presa em setembro de 2022 pela polícia porque não usava o véu corretamente e depois morreu sob custódia, o que na época desencadeou uma onda de protestos. Do outro, há uma foto do futebolista iraniano Amir Nasr-Azadani, condenado a 26 anos de prisão por participar nos protestos.

O avião normalmente faz voos humanitários ao redor do mundo apoiando todos os tipos de causas, mas desta vez encontrou um obstáculo para levar ajuda humanitária à população civil de Gaza.

Conforme relatado por Piñeyro por meio de sua conta no X (antigo Twitter), devido a algumas inscrições da pintura, o governo egípcio não permitiu que o Boeing 787-8 pousasse no aeroporto de El Arish, cidade localizada na costa mediterrânea da Península do Sinai, a cerca de 40 quilômetros da fronteira com Gaza.

Por isso, tiveram que retirar a foto de Mahsa Amini e a frase “Nenhuma mulher deve ser morta por não cobrir a cabeça“, como pode ser visto neste vídeo:

De acordo com o Flightradar, o Boeing 787-8 decolou de Buenos Aires para Varsóvia em 18 de dezembro, e de lá para Madri em 20 de dezembro. No dia seguinte, partiu para El Arish, retornando à tarde à capital espanhola.

Piñeyro adquiriu essa aeronave em 2021 e, durante o período de certificação, fez um dos voos mais longos em um Boeing 787 que ligava Seul, na Coreia do Sul, a Buenos Aires, na Argentina. O voo durou 20 horas e 19 minutos e percorreu uma distância de 10.520 milhas náuticas (19.483 km).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias