Empresário pode pegar até 25 anos de prisão por exportar equipamentos de aviação à Rússia

Um empresário do Kansas pode pegar até 25 anos de prisão depois de se declarar culpado de vender e exportar equipamentos relacionados à aviação para a Rússia, incluindo aviônicos sofisticados e controlados, sem as licenças necessárias do Departamento de Comércio dos EUA. Ele também admitiu conspirar para lavar dinheiro ilegalmente.

O empresário, Cyril Gregory Buyanovsky, proprietário e presidente da KanRus Trading Company Inc., foi acusado de contrabandear esses equipamentos para usuários finais na Rússia, bem como em outros países, violando os controles de exportação.

Ele e outros conspiradores, incluindo o ex-vice-presidente da KanRus, Douglas Edward Robertson, supostamente realizaram várias ações fraudulentas para ocultar suas atividades ilegais, incluindo o preenchimento de formulários de exportação falsos e uso de intermediários em outros países.

Em pelo menos uma ocasião, eles também teriam contrabandeado um sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisão para o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) para reparo nos Estados Unidos.

Buyanovsky será sentenciado em março e pode enfrentar até 25 anos de prisão, sendo 20 anos por lavagem de dinheiro e cinco anos por conspiração.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias