Fotos e vídeos mostram a inédita visita do avião militar A400M da RAF no Aeroporto de Campinas-Viracopos

O A400M decolando de Viracopos, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Como mostrado pelo AEROIN nos últimos dias, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, no último final de semana, uma operação de um grande avião Airbus A400M Atlas da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF – Royal Air Force), marcando a primeira vez que este modelo de aeronave visitou o aeroporto campineiro.

Diante do movimento inédito, muitos foram os entusiastas de aviação que se dirigiram às cercanias de Viracopos para ver e fazer fotos e vídeos do equipamento militar britânico, conforme compartilhados nesta matéria.

A seguir, os vídeos disponibilizados mostram o pouso do avião de matrícula ZM413, realizado às 11h18 do sábado, 4 de novembro, e sua decolagem, às 10h22 do domingo, 5, captados por diferentes ângulos de visão pelas câmeras ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD” no YouTube.

Como visto nas gravações acima, o código de chamada para identificação do voo RRR9000 na frequência de comunicação foi o “Ascot Nine Thousand”, pois os voos da RAF são identificados como ASCOT.

Conforme explicado previamente pelo AEROIN, o A400M veio da Base Aérea da RAF em Mount Pleasant, nas Falklands (ou Ilhas Malvinas), no sul do Oceano Atlântico, e depois retornou para o mesmo local.

A RAF utiliza aeroportos no Brasil como pontos de apoio para seus voos de fornecimento de recursos para a base aérea britânica no arquipélago. Geralmente, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, é utilizado, porém, dessa vez, Viracopos foi o escolhido.

O A400M conta com os motores a hélice mais potentes do mundo, gerando 11.000 cavalos de potência cada, totalizando 44 mil cavalos disponíveis para a aeronave cargueira militar, que leva até 37 toneladas de carga. Suas dimensões são de 45,1 metros de comprimento, 42,4 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 14,7 metros de altura.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias