França pode substituir avião radar da Boeing por plataforma da SAAB

A sueca SAAB pode em breve ter mais um cliente da sua plataforma de aviões radares, que pode substituir um clássico da Boeing.

Imagem: Saab

A empresa sueca que fabrica os caças Gripen e também a parte de radar do Embraer E145 AEW&C pode, em breve, ter mais um cliente para o GlobalEye, que é o radar sueco instalado no jatinho executivo Global 6000 da canadense Bombardier.

Hoje, a França utiliza 4 jatos Boeing E-3 Sentry, versão de radar aéreo do 707 e equipada com motores CFM56, o mesmo que propulsiona o 737 e A320. Porém, as aeronaves estarão chegando no final da sua vida útil no final desta década, já que foram entregues em 1991.

Nesse contexto, o Presidente da França, Emmanuel Macron, estará visitando a Suécia em breve para dar as boas vindas do país na OTAN e pode tratar deste assunto.

Segundo o portal MetaDefense, existem rumores que a França escolha o GlobalEye como substituto do Sentry, ao invés de continuar na linha Boeing com o Wedgetail, que é feito a partir do jato comercial 737-700.

Caso se confirme, será o primeiro contrato da SAAB em que ela se beneficia diretamente da entrada da Suécia na OTAN, vendendo para países da aliança.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dois jatos Embraer E170 serão usados em fretamentos especiais saindo das...

0
A ACC Aviation, grupo global de serviços de aviação, anunciou uma extensão da parceria existente com a Freedom II LLC, agora em seu terceiro