Frota de aviões Embraer E195 cargueiros da Azul completa um ano de operação

Com um projeto criado em parceria com a LHColus Tecnologia, a Azul foi a primeira companhia aérea no mundo a operar aeronaves Embraer E195 transformadas em cargueiros Classe F. Uma inovação na frota que precisou de muitas etapas de preparo até o início da operação em 7 de fevereiro de 2022.

A decisão, à época, teria sido motivada pela necessidade de mais aeronaves para o transporte de cargas variadas – incluindo a demanda e-commerce que cresceu na pandemia – em um curto espaço de tempo.

A novidade envolveu desde o desenvolvimento conceitual e preparação passo a passo da cabine até provas de conceito, voos de ensaios e certificação. O projeto também conta com um sistema novo de detecção de fogo, por meio de alarmes e câmeras termográficas, capaz de detectar um perigo com mais eficiência e eficácia do que os sistemas convencionais.  

Uma aeronave E195 pode ser transformada em cargueiro e revertida para o transporte de passageiros em apenas 10 dias, entregando eficiência e flexibilidade na utilização da frota nas sazonalidades e de acordo com as demandas de mercado. Os 16 containers a bordo também podem receber todos os tipos de cargas, desde os pacotinhos de e-commerce aos produtos eletrônicos, perecíveis e industriais.

Um ano da frota

– 5 aeronaves dedicadas e em operação contínua;   
– Know-how in-house para transformar E195 de passageiro em Classe F em até 10 dias;
– 6,8 milhões de pacotes transportados (e-commerce);  
– 9.300 horas de serviço;  
– 21,5 mil toneladas de peso bruto transportados; 
– Mais de 10 novos destinos cargueiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias