Boeing pode conquistar “pequena vitória” se aérea chinesa confirmar compra de quinze 737 MAX

Boeing 737 MAX 9 – Boeing

A companhia aérea Greater Bay Airlines, com sede em Hong Kong, estaria preparando um pedido de quinze Boeing 737 MAX 9, que poderia ser confirmado nos próximos dias. Dessa forma, a fabricante americana conquistaria uma pequena vitória sobre sua principal rival, a Airbus, que também concorria para fornecer suas aeronaves à operadora.

O preço total do pedido chegaria a US$ 785 milhões com base nos preços de tabela. Um acordo para comprar unidades do mais recente modelo de corredor único da Boeing pode tornar a fabricante uma parceira de longo prazo da companhia chinesa. Se a compra for oficializada, a primeira aeronave poderá ser entregue em meados do ano que vem.

Uma mudança substancial

Com a Greater Bay Airlines operando atualmente uma frota de três Boeing 737-800, o pedido significaria uma expansão e modernização substanciais que lhe permitiriam competir por uma fatia mais significativa do mercado da região.

B737-800 da Greater Bay – Imagem: Kobe Leung, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

De acordo com o site Aviacionline, a Greater Bay Airlines escolheria o 737 MAX 9 como o principal equipamento para impulsionar seu crescimento. A nova aeronave proporcionaria uma redução nos custos operacionais e, consequentemente, maiores margens de lucro, o que estimularia novos investimentos para aumentar as operações.

Assim, a companhia aérea ampliaria a capacidade disponível e acrescentaria novas rotas à sua malha. Se a demanda continuar crescendo dentro do cronograma, ela poderá até encomendar mais aviões 737 MAX no futuro.

No ano passado, conforme noticiado pelo AEROIN, a start-up, que é apoiada por Bill Wong Cho-Bau, um empresário local que investiu pesadamente na China continental e é dono da Donghai Airlines, já havia mostrado interesse em um pedido de até 30 jatos de fuselagem estreita de nova geração, sendo o Boeing 737 MAX 10 ou Airbus A321neo.

Na época, a chefe de marketing Jodie Lai disse: “Continuaremos a revisitar nossas necessidades de aeronaves para atender às necessidades dos clientes e nossa estratégia de expansão sob as condições dinâmicas do mercado”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias