O Governo de Mato Grosso do Sul informou nesta semana que a concessão de 20 aeródromos regionais entraram no radar para estudos de pré-viabilidade. O ato de licitação sinaliza a intenção do estado em ampliar a infraestrutura aeroportuária.
Os estudos de pré-viabilidade são voltados para prestação de serviços especializados de consultoria para elaboração de estudos que visam eventuais concessões de 20 aeródromos regionais e planos diretores para 5 aeródromos de Mato Grosso do Sul.
Entram na fase de estudos para concessão os aeroportos dos municípios de:
– Água Clara;
– Amambaí;
– Aquidauana;
– Bonito;
– Campo Grande;
– Cassilândia;
– Chapadão do Sul;
– Costa Rica;
– Coxim;
– Dourados;
– Inocência;
– Jardim;
– Maracaju;
– Mundo Novo;
– Naviraí;
– Nova Andradina;
– Paranaíba;
– Porto Murtinho;
– São Gabriel do Oeste; e
– Três Lagoas.
O mapeamento – tanto dos aeródromos privados quanto públicos – identificará a dinâmica de cada aeroporto e resultará no levantamento de possibilidades de concessão ou parceria público-privada (PPP). A tratativa com cada titular envolvido será realizada conforme o andamento do processo, antes da concessão.
Eliane Detoni, secretária especial de parcerias estratégicas, esclarece o motivo de contratação da Infra S.A. para realizar os estudos:
“É uma empresa pública federal com experiência. A Infra S.A possui conhecimentos práticos no mercado de infraestrutura e vasta capilaridade regional. Para projetos estruturantes do governo é necessário que tenhamos esses cuidados na escolha. A entrega dos resultados dos estudos de mercado, projeções de demanda, análise de oferta atualizada e regionalizada servirá de base para nossa tomada de decisão”.
O Governo do Estado sinalizou a necessidade de incorporar ao estudo a realização do Plano Diretor dos aeródromos de Bonito, Dourados, Três Lagoas, Naviraí e Porto Murtinho. Caso não houver viabilidade de concessão, os estudos serão utilizados no planejamento de melhorias e futuros investimentos da Seilog – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul.
“Temos um plano aeroviário de 250 milhões garantidos, pelo governador, para investirmos nos aeródromos do Estado. Um estudo como esse, levantamento de viabilidade, possibilita a aplicação de recursos corretamente, onde é necessário de fato”, afirma o secretário de infraestrutura e logística Hélio Peluffo.
Prazos
Dentro de 30 dias será publicado, em Diário Oficial, o extrato de contrato autorizando a empresa Valec engenharia, construções e ferrovias S.A. – Infra S.A a iniciar os estudos de pré-viabilidade.
Assim que iniciados, a empresa terá 6 meses para entrega dos estudos dos 20 aeródromos e 12 meses para entrega dos 5 planos diretores.