Pilotos de Boeing se confundem e seguem para pouso em pista 5km distante

Um Boeing 777 da Turkish Airlines quase pousou numa pista 5 quilômetro distante da autorizada após uma confusão por parte dos pilotos.

A confusão ocorreu no voo TK-198 do último dia 20 de abril, de Istambul para o Aeroporto de Haneda, em Tóquio, por volta das 19h15 no horário local e durante a aproximação sobre a Baía da capital japonesa.

Na ocasião, os pilotos do 777 confundiram a pista 22 com a 23, também existente no aeroporto japonês e na qual haviam sido autorizados à pousar. Acontece que, na pista 22 já havia uma aeronave e o erro só foi percebido pelo controlador de voo, que ordenou a arremetida do avião que ainda estava a uma distância segura da pista.

Após a arremetida e 25 minutos de voo depois, o 777 pousou em segurança na mesma pista 22, mas com as devidas autorizações e sem conflito de tráfego aéreo.

O número das pistas de pouso nos aeroportos é determinado com base na direção em que a pista está orientada em relação aos pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste). Por exemplo, uma pista com orientação aproximada de 230 graus seria designada como pista 23.

Além disso, a designação também pode incluir uma letra para indicar se a pista é paralela a outra pista próxima. Por exemplo, a segunda pista paralela à pista 23 seria designada como pista 23L (esquerda) ou pista 23R (direita). Esses números são fundamentais para a orientação dos pilotos durante a decolagem e aterrissagem, garantindo uma operação segura no aeroporto.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias