Fuzileiros dos EUA formam os últimos pilotos do 1º caça que voa na vertical

USN photo by 2nd Class Spc Riley Gasdia

O Destacamento de Substituição da Frota de caças AV-8B Harrier II formou os dois últimos pilotos a receber a Especialidade Ocupacional Militar específica para o Harrier. Na última sexta-feira o Capitão Joshua Corbett e o Capitão Sven Jorgensen do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) completaram seu último voo de treinamento para receber a graduação reservada para pilotos do AV-8B.

“A importância do último voo de treinamento de pilotos de substituição na comunidade Harrier é que isso marca o início do fim para nós como comunidade”, disse Corbett. “O Harrier, mais do que muitas aeronaves que já vi, evoca uma resposta emocional. Para membros do público, da comunidade da aviação, da comunidade dos Fuzileiros Navais e especialmente membros da comunidade de pilotos de Harrier, é agridoce. Todas as coisas boas têm que chegar ao fim, e é nossa vez em breve, mas ainda não é.”

Joshua Corbett e o seu Harrier USMC photo by Staff Sgt. Daisha Ramirez

O Harrier é uma aeronave caça de ataque tático de decolagem e pouso vertical/curto (VSTOL). O primeiro AV-8B Harrier II chegou ao USMC em janeiro de 1984. Este avião é uma sucessão do AV-8 Harrier I, o primeiro caça operacional do mundo capaz de decolar e pousar na vertical, e o único na frota até a chegada do F-35B Lightining II, que está sendo seu substituto.

Dentre as várias missões nos 40 anos no USMC, o Harrier II esteve na Operação Tempestade no Deserto, Operação Allied Force em 1999 na antiga Iugoslávia, Operação Liberdade Duradoura e Operação Liberdade Iraquiana.

À medida que o Harrier sai da Força de Fuzileiros Navais, seu papel está sendo assumido pelo F-35B Lightning II. O Esquadrão de Ataque dos Fuzileiros VMA-223 (Bulldogs) será o último esquadrão de Harriers no Corpo de Fuzileiros Navais e continuará operando a plataforma até setembro de 2026. Até lá, o Harrier continuará tendo a MCAS Cherry Point como lar e executará operações implantadas como parte das Unidades Expedicionárias de Fuzileiros Navais.

Pela Comunicação Social do USMC

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias