German Efromovich se movimenta para tentar comprar a TAP Air Portugal pela terceira vez

Uma nova iniciativa está sendo mobilizada em Portugal, a qual pretende criar um consórcio nacional para concorrer no futuro certame do governo local para a privatização da empresa aérea de bandeira TAP. A informação foi divulgada em 24 de agosto pelo Jornal de Negócios.

O consórcio terá como rosto principal Diogo Lacerda Machado, um antigo administrador e consultor da TAP e do governo de Antônio Costa. Além dele, outros figurões devem estar no grupo, entre eles Germán Efromovich, conhecido empresário de múltipla nacionalidade, incluindo a brasileira, e antigo dono da companhia aérea colombiana Avianca.

Essa não seria a primeira vez que Efromovich tenta adquirir a TAP. Em 2015, ele tentou, mas acabou por perder para David Neelman e Humberto Pedrosa. Antes disso, em 2012, Efromovich também tinha feito uma proposta para a aquisição da transportadora.

Adicionalmente, foi levantado que o empresário Mário Ferreira também estaria no grupo. Ferreira é dono da Douro Azul e da Media Capital. O consórcio deverá ser oficialmente anunciado em setembro, altura em que o Governo pretende publicar o caderno de encargos da privatização da TAP, contendo as respectivas condições.

O governo tem planeado privatizar a TAP até ao fim do primeiro semestre de 2024, mas o formato da licitação ainda não foi totalmente definido ou divulgado publicamente. O que se sabe é que o governo português pretende manter uma fatia estratégica na transportadora estatal.

Nos últimos meses, a TAP tem apresentado um balanço no azul, o que a torna mais atraente e pode ajudar no seu processo licitatório.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias