GKN Aerospace é contratada para desenvolver e melhorar o motor RM12 dos caças suecos Gripen C/D

Imagem: Saab

A GKN Aerospace, multinacional britânica de componentes automotivos e aeroespaciais, informou nesta semana que a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) lhe concedeu um contrato para desenvolver e melhorar o motor RM12, que equipa o caça sueco JAS 39 Gripen C/D. A atualização do motor será implementada em cooperação com a FMV e a fabricante do caça, a Saab.

A empresa britânica construiu um relacionamento estratégico de 90 anos com a Força Aérea Sueca e detém o escopo de responsabilidade em nível de OEM (Fabricante de Equipamento Original) para o motor RM12. O contrato de £ 2 milhões (equivalente a R$ 12,6 milhões) é a última parte de um projeto de desenvolvimento que a GKN Aerospace vem conduzindo desde 2019.

Além de aprimorar os principais componentes do motor, o trabalho de desenvolvimento também envolve a atualização do software do motor no sistema da aeronave. Isto será entregue em parceria com a Saab e com a GE Aerospace, que também está apoiando o trabalho de desenvolvimento.

Os testes do motor RM12 atualizado serão realizados nas instalações da GKN Aerospace em Trollhättan, Suécia, com testes de voo realizados pela Saab e pela FMV.

Além de melhorar o desempenho do motor, a atualização também contribuirá para reduzir os custos do ciclo de vida dos usuários da aeronave. O projeto fortalecerá a capacidade de motores na Suécia, antes do estabelecimento contínuo de suporte ao produto para o RM16, o motor do JAS 39 Gripen E/F, versão usada pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Stefan Oscarsson, vice-presidente de negócios governamentais e aeroespaciais da GKN Aerospace Engine, disse: “Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o fortalecimento das capacidades de defesa suecas. O pedido significa que nós da GKN Aerospace continuamos fortalecendo nossa competência e capacidade de lidar com sistemas complexos e completos de motores para aeronaves de combate do futuro”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias