Raytheon vai criar software de comando e controle para proteção de bases aéreas dos EUA no mundo todo

AMRAAM-Extended Ranged sendo lançado de um NASAMS durante evento de teste – Imagem: Raytheon

A Raytheon, uma empresa do grupo RTX, informou nesta semana que a Força Aérea dos EUA (USAF) lhe concedeu um contrato de US$ 39 milhões para desenvolver e integrar o software de Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha em um protótipo para defesa aérea de bases aéreas.

Sob este contrato, a Raytheon desenvolverá a base de comando e controle para combater as ameaças aéreas e defender as bases aéreas dos EUA em todo o mundo.

“A Raytheon desenvolverá um protótipo pronto para enfrentar as ameaças atuais e com a capacidade de integração fácil com os melhores sensores, efetores e algoritmos à medida que a tecnologia avança”, disse Paul Ferraro, presidente de Air Power da Raytheon.

“Traremos nossos auxílios de decisão exclusivos junto com muitos componentes de parceiros para permitir maior eficiência e eficácia em um ataque complexo, ao mesmo tempo em que diminuiremos a carga de mão de obra para operar o sistema”, complementou Ferraro.

Em 2022, a Raytheon apresentou pela primeira vez uma solução de Defesa Aérea de Base Aérea em Andoya, Noruega, em parceria com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea.

Durante a demonstração, o Sistema Nacional Avançado de Mísseis Superfície-Ar, conhecido como NASAMS, disparou mísseis AIM-9X, AMRAAM e AMRAAM-Extended Range, atingindo mísseis de cruzeiro alvo a várias distâncias.

O protótipo do contrato com a USAF se baseará nas lições aprendidas com esse experimento.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias