GKN é escolhida para pesquisar conceitos de propulsão para o futuro da aviação de caça da Suécia

Motor RM12 dos caças Gripen C e D – Imagem: Divulgação / Saab

A empresa britânica GKN Aerospace informa que recebeu um pedido da Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) para desenvolver estudos conceituais para sistemas avançados de potência e propulsão para apoiar futuros sistemas de caça. O acordo tem duração de dois anos, de 2024 a 2025, com potencial para uma fase subsequente.

O contrato cobre estudos conceituais de sistemas de energia e propulsão para a próxima geração de capacidades aéreas de combate, com base na exploração de tecnologias existentes e futuras e na realização de demonstrações.

Neste acordo, a GKN Aerospace vai colaborar estreitamente com as Forças Armadas Suecas, FMV, FOI, Saab e outros parceiros industriais nacionais e internacionais, em estudos que ajudarão a criar a base para futuros sistemas de caça e a continuar o caminho de sistemas de caça inovadores desenvolvidos na Suécia.

A GKN Aerospace explica que buscará e desenvolverá colaboração com parceiros que trabalham com uma variedade de sistemas de energia e propulsão e tecnologias disruptivas, que deverão desempenhar um papel importante para qualquer futura capacidade de combate aéreo.

A empresa é a responsável, por exemplo, pelo suporte de produto para o motor RM16, que equipa o F-39 Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB).

Stefan Oscarsson, Vice-presidente de soluções governamentais na GKN Aerospace, ressalta que este contrato com a Suécia permitirá fortalecer ainda mais a capacidade e suporte aos clientes com os dados necessários para futuras capacidades aéreas de combate.

Stefan Oscarsson acrescentou: “Estamos extremamente orgulhosos do nosso papel no ecossistema de defesa sueco. A GKN Aerospace está atualmente atualizando o motor RM12, fornecendo motores adicionais para as aeronaves Gripen para a Hungria e estabelecendo suporte de produtos de motores para o Gripen E. O Gripen continuará sendo a espinha dorsal da Suécia e das forças aéreas de vários outros países nas próximas décadas e nós continuaremos garantindo a disponibilidade para nossos clientes.”

Informações da GKN Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias