GKN e Pratt & Whitney Canada assinam acordo para o sistema de fiação do avião demonstrador de voo híbrido-elétrico

Concepção gráfica do Dash 8-100 com motor híbrido-elétrico – Imagem: Pratt & Whitney

A multinacional britânica automobilística e aeroespacial GKN Aerospace informa que assinou um acordo com a fabricante de motores aeronáuticos Pratt & Whitney Canada (P&WC) para colaborar no desenvolvimento do Sistema de Interconexão de Fiação Elétrica (EWIS, na sigla em inglês) de alta tensão e alta potência para o projeto de demonstração de voo híbrido-elétrico do grupo RTX, do qual a P&WC faz parte.

O acordo envolve o desenvolvimento, construção e instalação do sistema de fiação elétrica do demonstrador, que visa uma melhoria de 30% na eficiência de consumo de combustível e redução de emissões de CO2 em comparação com as aeronaves turboélice regionais mais avançadas da atualidade.

O sistema de propulsão híbrido-elétrico do demonstrador integra um motor de queima de combustível altamente eficiente da Pratt & Whitney com um motor elétrico de 1 megawatt desenvolvido pela Collins Aerospace, empresa também integrante do grupo RTX.

O sistema híbrido-elétrico permitirá um desempenho mais eficiente do motor durante as diferentes fases do voo, como decolagem, subida e cruzeiro.

A GKN Aerospace, através de suas instalações na Holanda, liderará o desenvolvimento e design do EWIS de alta tensão e alta potência para o sistema de propulsão híbrido-elétrico. Após a fase de projeto, a GKN Aerospace assumirá a responsabilidade pela fabricação do hardware necessário e pela instalação na aeronave demonstradora.

A GKN Aerospace é especializada em sistemas de motores e soluções EWIS para aeronaves, com sistemas de distribuição elétrica de última geração alimentando um número significativo de aviões de passageiros e aeronaves militares atuais.

O centro de excelência EWIS da GKN Aerospace na Holanda é apoiado por equipes em locais ao redor do mundo, incluindo Montreal, no Canadá, onde está baseado o projeto de demonstração de voo híbrido-elétrico.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias