Realizado o 1º voo do mundo de uma aeronave híbrida-elétrica com combustível 100% sustentável da TotalEnergies

Imagem: VoltAero

A startup francesa VoltAero informa que utilizou, pela primeira vez na indústria da aviação, o conjunto de potência híbrido elétrico de sua propriedade, feito para sua família de aeronaves Cassio, com combustível 100% sustentável fornecido pela TotalEnergies.

Conduzido nas instalações de desenvolvimento da VoltAero em Royan, na França, o importante voo utilizou o modo elétrico do conjunto de potência híbrido e seu motor de combustão interna – que foi alimentado pelo combustível Excellium Racing 100 da TotalEnergies, feito a partir de bioetanol produzido com resíduos originários de vinhedos franceses.

Esta demonstração marcante foi realizada com o avião de teste Cassio S da VoltAero, operado pela empresa para validar seu conjunto de potência híbrido elétrico e a aplicação de combustíveis sustentáveis, visando à certificação de aeronavegabilidade para as próximas versões de produção da família de aeronaves Cassio.

“Com base nos resultados iniciais, calculamos uma redução de CO2 verdadeiramente impressionante de aproximadamente 80 por cento ao operar o conjunto de potência Cassio em seu modo elétrico-híbrido e com o motor de combustão interna alimentado pelo Excellium Racing 100 da TotalEnergies”, disse Jean Botti, CEO da VoltAero e Diretor de Tecnologia.

“Isso ressalta a oportunidade para as aeronaves Cassio de produção representarem um grande passo em direção às metas de descarbonização da aviação, substituindo o combustível padrão de alta octanagem Avgas 100 nos motores de pistão de aviação”, completou o executivo.

Botti afirmou que a VoltAero está orgulhosa de ter sido associada à TotalEnergies nesta conquista, que marca um avanço em direção ao uso futuro de biocombustíveis na aviação geral – e que complementa a introdução contínua de combustível sustentável de aviação (SAF).

O combustível Excellium Racing 100 tem sido usado desde 2022 em certas competições automobilísticas, incluindo a famosa corrida de carros esportivos de resistência 24 Horas de Le Mans. É produzido a partir de resíduos de vinificação e permite uma redução das emissões de CO2 de pelo menos 65% ao longo de todo o seu ciclo de vida, quando comparado com o combustível fóssil equivalente.

“Este voo de demonstração faz parte do nosso compromisso de apoiar os intervenientes no setor da aviação nos seus objetivos de descarbonização”, explicou Joël Navaron, presidente da TotalEnergies Aviation.

“De forma mais ampla, demonstra o nosso desejo de continuar os nossos esforços de investigação e desenvolvimento para oferecer uma alternativa à gasolina de aviação, enfrentando assim os desafios da descarbonização da aviação geral. Já iniciamos diversas ações – como a instalação de diversas estações de recarga elétrica para aeronaves da aviação geral e o lançamento de um programa piloto que visa oferecer combustível do tipo SP98 para aeronaves compatíveis”, finalizou Navaron.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias