GOL aciona LATAM na justiça por “assédio” a pilotos e busca por suas aeronaves encomendadas

A GOL acionou na justiça americana a LATAM para que a concorrente esclareça a abordagem que está fazendo com os donos de aviões e os seus pilotos.

A empresa brasileira GOL está no processo de Recuperação Judicial nos EUA, o chamado Chapter 11, e como muito se tem falado, a LATAM se aproveitou da situação e fez consulta aos donos dos aviões (lessores) que alugam os aviões para a concorrente.

Esta consulta seria para verificar a disponibilidade das aeronaves, sobre a qual a empresa chilena tem falado que poderiam ser necessárias devido à falta de aviões no mercado, mesmo que isso gere um custo maior, já que a LATAM não voa com o Boeing 737.

Logo depois, a LATAM abriu recrutamento de pilotos, colocando como diferencial não apenas as carteiras dos aviões operados por ela, mas também habilitação do Boeing 737 operado pela GOL e dos jatos brasileiros Embraer E195 voados pela Azul.

Segundo a GOL, essa prática é predatória e tem como objetivo atrapalhar e tumultuar o seu processo de reorganização, e por isso solicitou que a corte americana intime a LATAM para esclarecer a maneira que está trabalhando, no processo chamado Discovery.

Segundo revelou a Bloomberg, a GOL afirma que a carta enviada aos lessores pela LATAM coloca prêmios se “propostas satisfatórias forem recebidas”, que pode ser colocado como um incentivo à recisão do contrato com a GOL para favorecer a LATAM.

Em nota à imprensa, a LATAM informou que “está em contato permanente com todas as partes interessadas relevantes em matéria de frota (arrendadores e fornecedores de equipamentos e manutenção) como parte de seu negócio. A companhia está ativa no mercado há vários meses com o objetivo de garantir a capacidade necessária para atender às necessidades contínuas e de longo prazo no contexto dos desafios globais da cadeia de suprimento e da falta de aeronaves e motores”.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias