O Aeroporto Internacional de Vnukovo, um dos quatro principais aeroportos que servem a região de Moscou, concedeu um reconhecimento especial à companhia aérea estatal venezuelana Conviasa.
Segundo a empresa, em um evento ocorrido na última segunda-feira (5), ela foi reconhecida como a companhia aérea internacional que opera o voo regular mais longo de e para a Federação Russa para o referido aeroporto. São 9.613 quilômetros que separam Moscou-Vnukovo de Havana, muito à frente do segundo lugar, ocupado pela China Southern Airlines com seus voos de Shenzhen (7.109 km).
Companhias aéreas russas como Aeroflot, Nordwind ou Rossiya conectam-se à Conviasa com voos para Varadero, Havana ou Porlamar. Precisamente, o voo entre Porlamar e Moscou, operado pela Nordwind uma vez por semana, é o mais longo de e para a Rússia, com 9.693 quilômetros, mas opera para outro aeroporto moscovita, o Sheremetyevo.
Embora o bloqueio da Rússia pelos países ocidentais tenha custado a perda de muitas companhias aéreas e rotas internacionais, o voo da Conviasa entre Havana e Moscou continua. Em 2023, a Conviasa operou 103 voos para Moscou em seus A340, com frequência semanal a partir de Havana, e duas vezes por mês, incluindo também Caracas na rota, reporta o Aviacionline.
Ramón Celestino Velásquez Araguayán, Ministro do Poder Popular para os Transportes e Presidente da Conviasa, disse que este reconhecimento “exalta o nível de profissionalismo, responsabilidade e formação técnica dos seus pilotos e tripulantes durante o ano de 2023“.
No ano passado, a Conviasa também operou para Teerã e Damasco, embora o itinerário de fevereiro publicado no site não inclua ambas as capitais do Oriente Médio. Há algumas semanas anunciaram também o desembarque na Argélia, mas não há, por enquanto, informações sobre frequências e tarifas.
Os destinos internacionais que a Conviasa opera regularmente, além da capital russa, são Cancún, Cidade do México-AIFA, Manágua, Havana, Manaus, Bridgetown, Kingstown e Santa Cruz de la Sierra.
Leia mais: